Com base no contexto vivenciado pelos professores nos últimos anos, devido a falta de formação quanto à utilização de metodologias e recursos educacionais, em especial os professores da Educação a Distância (EaD), questionou-se qual proposta formativa para este fim seria válida. Nesse sentido, foi proposto neste trabalho uma FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE PARA O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. O trabalho teve por base uma pesquisa-formação, com o objetivo de apresentar a proposta formativa para os professores que atuam na Educação a Distância do Ifac, integrando-se três objetivos específicos: a) identificar a percepção dos professores sobre a EaD do Ifac; b) elaborar uma proposta formativa e realizar a formação de professores sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos para a EaD, a partir de consensos do coletivo no contexto da pesquisa-formação e c) avaliar a formação continuada (validação) e organizar o produto educacional. A pesquisa é representada por três artigos e um produto educacional, em que o primeiro artigo traz o “Histórico da evolução da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação a Distância no Brasil”, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e objetivo exploratório. O segundo artigo, “Percepções dos professores sobre a Educação a Distância do Ifac: reflexões sobre a formação continuada para o uso de REA e o terceiro “Formação de Professores sobre Recursos Educacionais Abertos: engajamento na Educação a Distância” foram elaborados através de uma pesquisa-formação, baseada nos princípios da modalidade de pesquisa coletiva, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e na abordagem qualitativa, utilizando na coleta de dados ferramentas tecnológicas digitais, como fóruns, questionários no Google Forms, mural do Pedlet e nuvem de palavras no Mentimeter, que foram incorporadas ao Moodle, em que aanálise de dados seguiu as etapas da espiral de Creswell (2006). A pesquisa confirmou a carência de formação continuada dos professores da EaD e o baixo conhecimento sobre esta modalidade educacional, estabelecendo consensos sobre as dificuldades e as necessidades de formação, relacionadas aos processos técnicos e didático-pedagógicos da EaD, inclusive no uso de Recursos Educacionais Abertos. A construção da proposta formativa, foi baseada em consensos dos professores e em concepções condizentes com a EaD e os REA, numa abordagem construtivista, utilizando metodologias ativas e a avaliação formativa, apoiadas por tecnologias da informação e comunicação (TICs). A proposta que foi avaliada pelos participantes e resultou em um produto educacional, que representa um curso de “Formação de professores da Educação a Distância para o uso de Recursos Educacionais”, considerado pelos participantes como um processo de fortalecimento da autonomia docente, de estímulo a criatividade e de aprendizagem colaborativa, atendendo as necessidades sobre o uso de REA e apontando novos modos de ensinar e aprender, na transformação da prática educacional.