Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
A partitura como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do Grupo Panacéia Delirante
LILITH DE MORAES MARQUES
DISSERTAÇÃO
13/03/2013

Esta dissertação se inscreve no campo das artes cênicas, debruçando-se sobre o trabalho do ator por meio da análise de Partituras de Ações, aqui consideradas como dispositivo de criação e composição. A pesquisa descreve e analisa um processo no qual a pesquisadora está inserida como atriz, portanto, não se faz de maneira distanciada e impessoal, embora mantenha o rigor acadêmico necessário à sua realização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tomando o espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante sob direção de Hebe Alves, obra que tem como um de seus pilares o desempenho cênico das atrizes por intermédio desse dispositivo. Duas unidades de análise foram utilizadas visando demonstrar como o dispositivo Partiturage no desempenho das atrizes no espetáculo: a Corporalidade posta em evidência no espetáculo e o Estado de Jogo que se estabelece entre as atrizes em cena. Além disso, foram analisados registros em fotografia e vídeo do espetáculo, bem como depoimentos concedidos pelo elenco de Dorotéia. Entrecruzando esse material com aspectos conceituais da pesquisa, pretendeu-se chegar a respostas para as perguntas Como o jogo e a corporalidade servem à estruturação da partitura entendida como um dispositivo? e De que maneira esses dois elementos são articulados na composição de desempenho das atrizes?. O objetivo da pesquisa foi analisar o espetáculo sob a lente do dispositivo – com suas linhas de força e curvas de visibilidade, tal como apresentado por Michel Foucault e desenvolvido por Giles Deleuze. Este esforço se justifica na medida em que uma compreensão não-cartesiana, rizomática e que, portanto, evita a rigidez de conceitos preestabelecidos é importante ferramenta para compreender a práxis do artista, no caso, o artista cênico. Desse modo, torna-se possível abrir novas leituras que incluam os aspectos de risco, improvisação, tensão, prazer, interatividade, imaginação e subjetividade, sem cair em formulações baseadas apenas no senso comum ou amparadas numa concepção de partitura entendida como puramente instrumental. Dentre os resultados alcançados destacam-se a compreensão da corporalidade e do estado de jogo como curvas de visibilidade e linhas de força do dispositivo, responsáveis por possibilitar a ação dos processos de sobredeterminação funcional e preenchimento estratégico que ocorrem na partitura; e o entendimento de que, por meio da ótica do dispositivo, a partitura pode ser discutida de maneira mais rigorosa e sistematizada em estudos sobre o desempenho do artista cênico.

Artes cênicas. Trabalho de ator. Partitura de ações como dispositivo. Corporalidade. Estado de jogo.
This work fals within the field of performing arts, leaning over the actor's work by analyzing Action Scores, considered here as a device for creation and composition. The research describes and analyzes a proces in which the researcher is insertedas an actres. Therefore, it is not a distanced and unbiased one, but stil maintains the necesary academic rigour for their production. To this end, we conducted a case study, using the play Dorotéia, by the Panacéia Delirante group, under the direction of Hebe Alves, a work that has, as one of its pilars, the scenic performance of the actreses through this device. Two analysis units were used in order to demonstrate how the Score device works regarding the performance of the actreses in the show: the Corporality evidenced in the show, and the Game State established betwen the actreses on scene. In adition, we analyzed the play’s photo and video recordings, as wel as testimonies given by the cast of Dorotéia. By combining this material with the research’s conceptual aspects, we intended to answer the questions: How do the game and corporality serve to structure the Score as a device? and How are these two elements articulated in the composition of the actreses’ performance?. The objective of the research was to analyze the performance under the scope of the device – with its lines of powerand curves of visibilty, as presented by Michel Foucault and developed by Giles Deleuze. This efort is so far justifed as a non-Cartesian, rhizomatic understanding – that therefore escapes the rigidity of pre-established concepts. Such is an important tol for understanding the artist's (in this case, the scenic artist’s) praxis. Thus, it becomes posible to open new interpretations to include the aspects of risk, improvisation, tension, pleasure, interactivity, imagination and subjectivity without faling into formulations solely based on common sense or suported by a concept of an Action Score understod as purely instrumental. Among the achieved results, the understanding of corporality and the game state as visibilty curves and power lines of the device stand out. They are responsible for posibiltating the action of the proceses of functional over- determination and strategic filing that ocur in the Action Score. Another conclusion that can be taken from this case study is the understanding that, through the optical device, the Action Score can be discused in a more rigorous and systematized method regarding the scenic artist’s performance.
Performing Arts. Acting work. Score actions as a device. Corporality. Game State.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
O DESEMPENHO DO ATOR NA DRAMATURGIA DE NELSON RODRIGUES

Banca Examinadora

HEBE ALVES DA SILVA
Sim
Nome Categoria
ELOISA LEITE DOMENICI Docente
DENISE MARIA BARRETO COUTINHO Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 22

Vínculo

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Não