Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Estados de Corpo: vias de aproximação entre capoeira e teatro na poética de um ator
MATEUS SCHIMITH BATISTA
DISSERTAÇÃO
10/01/2013

Esta dissertação tem como objetivo propor uma alternativa de abordagem às aproximações da capoeira e do teatro, diversa do modo como esta vem sendo tratada no âmbito de poéticas teatrais. Destacando a possibilidade de observar a proximidade entre as duas praticas como culturas, diante de suas especificidades, reivindica-se analisar a partir da experiência do pesquisador, que se permitiu contaminar por suas características. Como centro desta aproximação, tem-se como objeto os estados de corpo provenientes destas duas praticas. Desenvolvida a partir da experiência do ator/pesquisador, diz respeito ao reconhecimento de uma separação entre as noções de ritual e técnica embutido no modo como tratamos essa questão em nossa prática teatral, e a busca de integrar esses dois pontos de vista. Para tanto, traz conceitos oriundos da filosofia, da física, da sociologia, da antropologia, da capoeira e das artes do espetáculo, entre os quais, os diálogos poéticos desenvolvidos por Grotowski e Artaud, em sua buscas pela entrega integral do ator em cena e os ensinamentos de Mestre Pastinha, acerca da formação de um capoeirista. Esses estudos conduzem esta pesquisa a investigar o papel da entrega sincera do ator ao trabalho, por meio de uma noção de enfrentamento e dos princípios técnicos no desenvolvimento dos estados de corpo, mostrando caminhos para um entendimento da interação entre ambos.

teatro, capoeira, ator, estados de corpo, poética
Esta dissertação tem como objetivo propor uma alternativa de abordagem às aproximações da capoeira e do teatro, diversa do modo como esta vem sendo tratada no âmbito de poéticas teatrais. Destacando a possibilidade de observar a proximidade entre as duas praticas como culturas, diante de suas especificidades, reivindica-se analisar a partir da experiência do pesquisador, que se permitiu contaminar por suas características. Como centro desta aproximação, tem-se como objeto os estados de corpo provenientes destas duas praticas. Desenvolvida a partir da experiência do ator/pesquisador, diz respeito ao reconhecimento de uma separação entre as noções de ritual e técnica embutido no modo como tratamos essa questão em nossa prática teatral, e a busca de integrar esses dois pontos de vista. Para tanto, traz conceitos oriundos da filosofia, da física, da sociologia, da antropologia, da capoeira e das artes do espetáculo, entre os quais, os diálogos poéticos desenvolvidos por Grotowski e Artaud, em sua buscas pela entrega integral do ator em cena e os ensinamentos de Mestre Pastinha, acerca da formação de um capoeirista. Esses estudos conduzem esta pesquisa a investigar o papel da entrega sincera do ator ao trabalho, por meio de uma noção de enfrentamento e dos princípios técnicos no desenvolvimento dos estados de corpo, mostrando caminhos para um entendimento da interação entre ambos.
teatro, capoeira, ator, estados de corpo, poética
1
112
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
AÇÕES FÍSICAS E ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA: INTERFACES CULTURAIS, PROCEDIMENTOS E MONTAGEM

Banca Examinadora

LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Sim
Nome Categoria
HEBE ALVES DA SILVA Docente
GILBERTO ICLE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 19

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim