Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
O ator na cena cômica: o gesto como possibilidade de construção da comicidade
HENRIQUE BEZERRA DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
18/01/2013

O riso tem sido motivo de reflexão de diversos teóricos e filósofos. Contudo, no campo das artes cênicas, são raros os trabalhos que abordem oficio do ator na cena cômica sem restringirem-se a formas, gêneros ou estéticas especificas. Diante disso, esta pesquisa busca investigar possibilidades de construção ou potencializarão dos efeitos risíveis no trabalho do ator dentro de uma cena cômica. Para isso, toma como referencial teórico os pensamentos do filosofo Frances Henri Bergson a respeito do riso. A partir dos estudos do pensador e de sua teoria do mecânico colado no vivo, traça paralelos com as reflexões de encenadores como Stanislavski, Burnier e Dario Fo, encontrando nela possíveis aproximações com a prática teatral. A partir daí, observa no gesto do ator a possibilidade da utilização das reflexões bergsonianas na cena cômica. Do ponto de vista metodológico, analisa duas oficinas realizadas com os atores-alunos dos cursos de graduação em Interpretações da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(IFCE). Estas incursões práticas foram estruturadas a partir de exercícios criados pelas relações entre as ideias de Bergson e a pratica teatral. Por meio delas, analisa as implicações que a utilização do gesto trouxe à prática destes atores-alunos nas oficinas e suas possíveis contribuições para a cena cômica.

teatro;ator;cena cômica;jogo;Henri Bergson.
For a long time, laugh has been the subject of reflection for many theorists and philosophers. However, on the performing arts, there are few studies about the actor in the comic scene without restricting itself to forms, genders or specific esthetics. Thus, this research investigates possibilities of building or potentiation of the laughable effects in the actor’s work into a comic scene. For this reason, takes as reference the French philosopher Henri Bergson’s thoughts about laugh. Based on this studies and his theory of mechanical pasted in live, draws parallels with the reflections of directors as Stanislavski, Burnier e Dario Fo, finding it approaches to the theatrical practice. Thereafter, observes the gesture of the actos as a possibility of using the Bergson’s reflections in comic scene. From the methodological view, analyzes two workshops with actors-students of undergraduate courses in Interpreting of Universidade Federal da Bahia (UFBA) and the pedagogy of theater of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). These practices were structured from exercises created by the relationships between Bergson’s ideas and theater practical. Through them, analyzes the implications that gesture bring to the practical of these actors-students in the workshops and their possible contributions to the comic scene
theater;actor;comic;scene;play
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
AÇÕES FÍSICAS E ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA: INTERFACES CULTURAIS, PROCEDIMENTOS E MONTAGEM

Banca Examinadora

LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Sim
Nome Categoria
FERNANDO LIRA XIMENES Participante Externo
LUIZ CESAR ALVES MARFUZ Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 17

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Sim