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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Dorotéias: Uso de imagens e mudança de papeis em cena
LARA BARBOSA COUTO
DISSERTAÇÃO
05/02/2013

Esta dissertação apresenta um questionamento sobre a construção do papel cênico dentro de processos em que há a desvinculação entre o ator e a personagem. A pesquisa analisa os procedimentos empregados no processo criativo do espetáculo Dorotéia, do grupo Panacéia Delirante - no qual as atrizes se revezam na interpretação dos principais papéis da peça – com o intuito de discutir alternativas de composição no desempenho cênico. São averiguadas também as possíveis contribuições da citada desvinculação para a aprendizagem do ator. Para tanto, a pesquisa examina as referências teóricas e visuais usadas no processo criativo, assim como registros gerados durante a montagem. Além disso, o estudo agrega outros materiais bibliográficos sobre o tema, apresentando conceitos que não foram discutidos no processo de construção do espetáculo, mas que trazem contribuições que poderiam aprofundar as reflexões em torno do tema da pesquisa. No que diz respeito à composição da personagem em casos de desvinculação, parte-se da hipótese de que o uso de imagens iconográficas e figurativas pode ser um instrumento capaz de dar direcionamento às diferentes elaborações cênicas, funcionando como um ponto de partida comum para a criação. Fotografias, pinturas e gravuras pode se converter em um referencial concreto que oriente os atores em suas elaborações, enquanto o exercício da imaginação condiciona o intérprete a responder de maneira rápida e criativa às provocações do processo. Na elaboração das personagens do espetáculo foram utilizadas pinturas de Edgard Degas, Toulouse-Lautrec e gravuras da prancha do Continuum do Reflexo de Susto retiradas do livro Anatomia Emocional, de Stanley Keleman. Dorotéia é um texto de Nelson Rodrigues – a encenação em discussão estreou em 2010 em Salvador, sob a direção de Hebe Alves.

Teatro. Construção da personagem;Processos criativos;Desvinculação ator/personagem.
Esta tesis presenta una reflexión sobre la construcción del personaje, en los casos en que existe desvinculación entre el actor y el personaje. La investigación analiza los procedimientos empleados en el proceso creativo de la obra Dorotéia - donde las actrices se turnan la interpretación de los personajes principales - con el fin de analizar alternativas de abordaje del papel en la composición de la representación teatral. Se investigó también la posible contribución de la desvinculación citada para el aprendizaje del actor. Por lo tanto, el estudio examina las referencias teóricas y visuales utilizadas en el montaje de la obra, así como los registros generados durante su montaje. Además, el estudio agrega otros materiales bibliográficos sobre el tema y utiliza autores de referencia que no fueron discutidos en el proceso de la obra, pero que traen contribuciones que podrían profundizar las reflexiones del tema central de la investigación. En cuanto a la composición del personaje en caso de desvinculación, partimos de la hipótesis de que el uso de imágenes figurativas e iconográficas puede ser un instrumento capaz de dar direccionamiento a las diferentes elaboraciones escénicas, trabajando como un punto de partida común. Fotografías, pinturas y grabados podrían convertirse en una referencia concreta que orienta a los actores en sus elaboraciones, mientras que el ejercicio de la imaginación los prepara para responder rápida y creativamente a las provocaciones del proceso. En el desarrollo de los personajes de Dorotéia se utilizaron pinturas de Edgar Degas, Toulouse-Lautrec y los grabados de las planchas del Continuum del Reflejo del Susto, tomadas del libro Anatomía Emocional de Stanley Keleman. Dorotéia es un texto de Nelson Rodrigues - la montaje en discusión se estrenó en 2010 en Salvador, bajo la dirección de Hebe Alves.
Construcción del personaje. Procesos creativos. Desvinculación actor / personaje. Imagen y imaginación
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
O DESEMPENHO DO ATOR NA DRAMATURGIA DE NELSON RODRIGUES

Banca Examinadora

HEBE ALVES DA SILVA
Sim
Nome Categoria
ISA MARIA FARIA TRIGO Participante Externo
LUIZ CESAR ALVES MARFUZ Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 18

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não