Este estudo situa-se no campo da História da Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros — Unimontes. Tem como objetivo geral historiar o processo de fundação e desenvolvimento do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez como instituição pública educativa voltada para a formação musical de crianças, jovens e adultos da região Norte Mineira. O recorte temporal estabelecido contempla o período de instalação da referida instituição, no ano de 1961, até o seu cinquentenário, em 2011. A fundamentação teórico-metodológica para o conhecimento da história dessa instituição educativa se baseou na História das Instituições Escolares, constituindo-se como pesquisa que tem por foco a história regional. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de pesquisa documental, junto a arquivos públicos e particulares e registros da escola, em que foi possível ter acesso a jornais, publicações oficiais, programas, fotografias, legislação do ensino, entre outros documentos. Utilizamos a História Oral para ampliação das fontes, por compreender que tal metodologia possibilita captar informações não possíveis por meio de outras fontes e permite dar visibilidade aos atores que contribuíram para a consolidação do Conservatório como uma instituição educativa para Montes Claros e região Norte Mineira. Assim, foram realizadas entrevistas com ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos possibilitando acesso às experiências e representações sobre o Conservatório a partir das suas memórias. A revisão de literatura compreendeu livos, teses, dissertações e artigos sobre historiografia das instituições escolares, uso das fontes em pesquisa histórica, de modo particular a História Oral, educação, cultura, criação dos Conservatórios Mineiros, história da cidade de Montes Claros e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Para nortear o estudo sobre instituições escolares e o uso das fontes históricas, buscou-se suporte em autores como Nosella e Buffa (2008), Sanfelice (2006), Gatti Jr. e Gatti (2015), Burke (2011), Pinsk (2008), Reis (2006) e Thompson (1992). Pesquisar uma escola de música enquanto instituição educativa por meio dos relatos dos entrevistados possibilitou compreender a criação e constituição da escola, a formação do corpo docente, os desafios para o crescimento e manutenção do Conservatório como espaço de atuação profissional e formação musical. Foi possível também discutir a força da presença feminina no Conservatório, de modo particular a liderança e o dinamismo de Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Denotou-se a capacidade de criar estratégias para enfrentar e ultrapassar os desafios apresentados na condução do Conservatório, e igualmente promover e impulsionar a instituição, professores e alunos. A discussão destas questões possibilitou entender a influência social do Conservatório para Montes Claros e região Norte Mineira e o legado cultural transmitido nos primeiros 50 anos de sua existência.