Apresentamos aqui a aula de campo, como um projeto interdisciplinar, a ser utilizada
como uma prática de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este
estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional em EPT (ProfEPT) na linha de
pesquisa “Práticas Educativas em EPT”. Partiu-se da inquietação de se investigar se
os docentes da EPT realizam aula de campo, e se ocorre interdisciplinaridade em tal
prática de ensino. Constatou-se não ser muito frequente ainda o uso de práticas de
ensino como a aula de campo na EPT, e quando ocorre, geralmente não ocorre
interdisciplinaridade. Por isso, buscou-se demonstrar como essa prática de ensino
como um projeto interdisciplinar possui grande potencial educativo para a melhoria
do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, assim, para uma formação
unitária e integral dos estudantes da EPT. Adotamos uma abordagem qualitativa,
com pesquisa bibliográfica e de campo, aplicando questionários e realizando
entrevistas. Primeiramente, foram aplicados questionários para se investigar se os
docentes do IFPR – Campus Curitiba, recorte espacial de estudo desta pesquisa -
organizaram aulas de campo, e se ocorreu interdisciplinaridade. Num segundo
momento, foram realizadas entrevistas com esses docentes para identificar quais os
elementos essenciais que precisam constar numa aula de campo para que ocorra
interdisciplinaridade. De posse dessas informações, foi construído o Produto
Educacional, um material textual, um manual de aula de campo como projeto
interdisciplinar para a EPT, no formato PDF, por ser de fácil acesso e utilização. Foi
construído uma primeira versão do Manual, enviada para avaliação dos docentes
participantes da pesquisa. Depois das contribuições da avaliação, foram feitas as
devidas alterações e elaborado uma segunda versão. Dessa maneira, a presente
pesquisa demonstrou que a prática de ensino de uma aula de campo como um
projeto interdisciplinar contribui para melhorias no processo de ensinoaprendizagem, ao propor o contato dos conteúdos escolares com a realidade e que
os mesmos sejam trabalhados de maneira integradora, contribuindo, sobretudo, para
uma formação omnilateral, preparando, assim, os estudantes da EPT para o mundo
do trabalho e para a cidadania.