Esta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional
e Tecnológica e Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços
formais e não formais de ensino na EPT-, buscou conhecer as concepções dos professores sobre
a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação
continuada com enfoque colaborativo, partindo do entendimento que a EPT traz, em si, algumas
especificidades. Como recorte, tomamos os professores da carreira do Magistério do Ensino
Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotados no IFMS Campus Nova Andradina, e que
atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), uma modalidade de ensino que requer que a formação
básica esteja integrada à formação profissional e ao entendimento do trabalho, da ciência, da
cultura e da tecnologia como eixos estruturantes desse processo. Neste contexto, tomamos como
objetivo geral analisar as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças
de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica. Com os objetivos
específicos buscamos: a) Identificar as concepções dos professores sobre da EPT antes e depois
de vivenciarem uma formação continuada a respeito; b) Elaborar uma formação continuada que
tenha no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da
EPT; c) Compreender os pressupostos da formação continuada proposta que possam contribuir
para uma mudança de concepções acerca da EPT. Seguindo uma abordagem qualitativa de
natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos
como produto educacional uma atividade de extensão (curso) e estabelecemos como
instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação
durante o processo e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos
da colaboração e da aprendizagem em espiral, por meio de atividades ocorridas em encontros
online. Os resultados apontam que, inicialmente, a maior parte dos docentes tomava a formação
integrada e o EMI como sinônimos, também entendendo o EMI como duas formações distintas
cuja finalidade voltava-se para o mercado de trabalho. Após a formação essas concepções se
modificaram, denotando a construção de uma visão do educando como sujeito que, além de
dominar as técnicas específicas desse ofício, tem as condições para pensar sobre a profissão e
seu impacto tanto em sua vida profissional quanto pessoal, assim como na comunidade na qual
vive e nas intervenções que suas escolhas, vivências e práticas podem ocasionar. O currículo
passou a ser visto como uma oportunidade de conexão entre a formação geral e profissional e a
formação voltada para o mundo do trabalho. A colaboração contribuiu por meio de princípios
como voluntariedade, identidade e espontaneidade, apoio e respeito mútuo e metas
compartilhadas. Confirmamos, então, que a formação continuada sob o enfoque colaborativo,
que contempla os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos
docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, possibilita a construção de novos saberes
e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.