• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (33002010084P9)
Modelo pedagógico de luta para o ensino fundamental
DANIELLA MEDEIROS MOREIRA DIAS
DISSERTAÇÃO
17/11/2020

A Base Nacional Comum Curricular define as aprendizagens essenciais e progressivas ao longo da educação básica. Nela, as lutas e os esportes de combate, compreendem as unidades temáticas específicas da educação física no ensino fundamental. Foi adotado neste estudo o termo luta de forma genérica, ou seja, todas essas práticas que envolvem disputas corporais. Inicialmente, foi explorada a realidade do ensino de seus objetos de conhecimento, constatando que a luta é raramente abordada pelos professores, em virtude de limitações enfrentadas por eles, como insegurança, inexperiência, preocupação com a violência e agressividade, infraestrutura e materiais inadequados para a prática, e escassez de estudos de natureza didática. Algumas possibilidades sugeridas na literatura para a prática pedagógica envolvem a classificação das modalidades de acordo com a distância entre os oponentes, uso de jogos de oposição e atividades de autodefesa. Uma abordagem baseada em modelos pedagógicos possibilita o alinhamento entre os conceitos teóricos, o ensino e a aprendizagem. Existem diversos modelos consolidados na educação física, o presente estudo propõe um modelo pedagógico de luta para o ensino fundamental. O estudo contou com a participação de um grupo focal formado por cinco professores de educação física escolar do ensino fundamental e especialistas em modalidades de luta há pelo menos dez anos. Este grupo realizou com a pesquisadora dez encontros para uma possível co-construção do modelo pedagógico de luta. Participou do estudo também uma critical friend (colaboradora) com mais de vinte anos de experiência em luta e professora universitária, e o orientador do estudo. Ambos, realizavam reuniões entre os encontros do grupo focal, de forma a mediar o progresso da pesquisa. Os dados da pesquisa derivaram de diferentes fontes: gravações e transcrições de todos os encontros do grupo focal e reuniões com a colaboradora e o orientador; mapas mentais elaborados pelos professores do grupo focal; e 19 diários de campo da pesquisadora. Com os dados foram realizadas análises de conteúdo que envolveram categorização e interpretação de todas as transcrições realizadas. Os resultados mostraram que os professores do grupo focal têm dificuldade de adaptar diferentes objetos de conhecimento da luta em aulas de educação física escolar, estando sempre presos a modalidade em que possuem maior experiência, e não compreendendo com clareza diferentes objetivos e estratégias possíveis. O grupo focal não gerou elementos para construção do modelo, mas mostrou as carências de conhecimento que o modelo deveria considerar. Essa necessidade evidenciada pelo grupo e a revisão de literatura realizada permitiu a construção de um modelo pedagógico de luta com objetivo de contribuir para que os professores consigam compreender os diferentes objetos de conhecimento derivados da luta. Os elementos críticos do modelo construído são: jogos; desenvolvimento integral; e ritual da luta. E os resultados de aprendizagem esperados foram divididos no ensino fundamental em três etapas, com características específicas.

Grupo focal;luta;Base Nacional Comum Curricular;ensino fundamental;modelo pedagógico
The National Common Curricular Base define essential and progressive learning throughout primary and secondary education. On the National Base, struggles and combat are thematic units of physical education in elementary education. This research adopted the term struggle in a generic way, in other words, all these practices that involve corporal dispute. Initially, the teaching reality of their objects of knowledge was explored. It was verified that the struggle is rarely approached by teachers due to limitations faced by them, such as insecurity, lack of experience, concern with violence and aggression, inappropriate infrastructure and materials for practice, and scarcity of didactic studies. Some possibilities suggested in the literature for a pedagogical practice involve modalities’ classification according to the distance between the opponents, use of opposition games and self-defense activities. An approach based on pedagogical models makes it possible to align theoretical concepts, teaching and learning. There are several consolidated models in physical education. This study proposes a pedagogical model of struggle for elementary school. The research had the participation of a focus group formed by five physical education teachers from elementary school and specialists in fighting modalities for at least ten years. This group held ten meetings with the researcher for a possible co-construction of the pedagogical model of struggle. Also participating in the study was a university professor collaborator, critical friend and advisor of the study, who has a background with over twenty years of experience in fighting. Both held meetings between the focus group reunions in order to mediate the progress of the research. The research data were collected from different sources: recordings and transcripts of all focus group meetings and meetings with the collaborator and the advisor; mental maps prepared by the teachers of the focus group; and 19 researcher field diaries. With data collection, content analysis was performed which involved categorization and interpretation of all transcriptions. The results indicate that focus group teachers have difficulty adapting different objects of knowledge of the struggle in school’s physical education classes, always leaning the modality in which they have more experience, and not understanding clearly different possible objectives and strategies. The focus group did not generate elements for the construction of the model, but it showed the lack of knowledge that the model should consider. This need, evidenced by the group and the literature review conducted, allowed the construction of a pedagogical model of struggle with the main objective of helping teachers to understand the different objects of knowledge that comes from the struggle. The critical elements of the constructed model are: games; integral development; and ritual of struggling. The expected learning outcomes were divided in elementary education in three stages, with specific characteristics.
Focus group;struggle;National Common Curricular Base;elementary school;pedagogical model
1
73
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação__Daniella Medeiros.pdf

Contexto

ESTUDOS SOCIOCULTURAIS E COMPORTAMENTAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
ESTUDOS SOCIOCULTURAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE
MODELOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Banca Examinadora

LUIZ EDUARDO PINTO BASTO TOURINHO DANTAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMERSON FRANCHINI Docente - PERMANENTE
CARLA NASCIMENTO LUGUETTI Participante Externo
MARIANA HARUMI CRUZ TSUKAMOTO Participante Externo
LUIZ EDUARDO PINTO BASTO TOURINHO DANTAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.66.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer