O presente estudo foi realizado através do Programa de Pós-Graduação em Educação Física,
Área de Concentração em Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Iniciamos, contextualizando as práticas
pedagógicas inovadoras em Educação Física, que é um tipo de ação docente, que tem como
características a ruptura das práticas tradicionais de ensino, em especial, por abranger os
conteúdos do componente curricular sobre as diversas áreas de conhecimento, sejam elas,
antropológicas, biológicas, fisiológicas, filosóficas, etc. Essas práticas pedagógicas
inovadoras, estão relacionadas com o reconhecimento social do professor, seu processo de
formação profissional e experiencial, comprometimento ético com a profissão, capacidade de
resiliência, protagonismo, entre outros. Diante dessas particularidades, surgiu a inquietação de
observar e conhecer um professor com características inovadoras a fim de, compreender e
identificar quais concepções de ser professor de Educação Física são necessárias para práticas
pedagógicas com características inovadoras. O estudo justifica-se por entender que os
professores que estão na atuação docente têm muito a contribuir com a formação de
professores e com a qualificação da educação. A investigação realizou-se por meio de um
estudo de caso, qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados: observações
participantes, diários de campo, entrevista semiestruturada. Para a compreensão e estudo dos
dados, realizamos uma análise de conteúdo por meio da aproximação semântica e análise
documental do PPP e Regimento escolar. Em relação aos resultados, foi possível perceber que
o professor do estudo possui concepções mundo, sociedade, de educação, e Educação Física,
que tem como base a formação humana, perspectivas essas que construiu em seus
envolvimentos formativos durante sua formação inicial e continuada. Suas práticas
pedagógicas, ocorrem em um viés critico de ensino, pautada no diálogo, na comunicação,
onde os estudantes são protagonistas na construção de conhecimentos, e desenvolvem
capacidades de tomada de decisão, visto que o professor presa pelo desenvolvimento da
autonomia dos alunos. Quanto aos conteúdos trabalhados, em especial durante as
observações, foram ginástica, lutas e artes marciais, ambos em uma dimensão crítica, com
vivencias diversificadas, além de, abranger os temas transversais que emergiam durante os
conteúdos. Concluímos com o estudo, que ser um professor com características inovadoras,
exige resiliência, luta, organização, planejamento e constantes atualizações, no caso do
professor Marcos, mesmo diante de todas as dificuldades, nos mostrou a importância e
impacto que o ser professor tem na vida dos estudantes. Então, para ele a educação é um meio
pelo qual busca auxiliar na construção de um mundo mais justo, democrático, e que
possibilite ao educando uma educação pública de qualidade.