Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
A cenografia de Policarpo Quaresma: um processo criativo de construção compartilhada.
RODRIGO FROTA DE VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
20/08/2013

Este trabalho se concentra na análise do processo criativo de concepção e construção do cenário para a montagem do espetáculo teatral Policarpo Quaresma (2008), adaptação de Marcos Barbosa, com direção de Luiz Marfuz, realizada pelo Núcleo do Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia. Sob a ótica do ato criador em sua manifestação na cenografia e na perspectiva das relações geradas entre criadores visuais integrantes, são investigados o percurso e as estratégias empreendidas durante o processo, abarcando desde as definições conceituais até a sua materialização final, em um modo compartilhado de criação. Partindo da decomposição da obra, a pesquisa estabelece reflexões teórico-práticas sobre aspectos integrantes do movimento criativo da cenografia - as primeiras imagens, a geração dos conceitos, os diálogos com o coletivo criador do espetáculo, a escolha de materiais, sua execução prática, os mecanismos de construção, a testagem na sala de ensaios e relação com a cena e interação do elemento visual com os atores. Para tanto, a pesquisa se apoia prioritariamente nos pensamentos de cenógrafos atuantes, nos estudos de compreensão de processos criativos e nas referências das convenções não naturalistas (Brecht em especial), numa tentativa de elucidar a qualidade dinâmica e inferencial de uma obra cenográfica.

Cenografia. Encenação. Criação compartilhada. Processo criativo. Policarpo Quaresma
This work concentrates on the analysis of the creative processo of conception and construction of the setting for the production of Policarpo Quaresma (2008), adapted by Marcos Barbosa, directed by Luiz Marfuz and performed by the Núcleo do Teatro Castro Alves, in Salvador, Bahia. Through the lenses of the creative act in its manifestation in the setting and in the perspective of the relationships generated by the team of visual designers both the trajectory and the strategies employed are investigated. The work covers all aspects of the devising: from the conceptual definition to its final materialization. Starting with the composition of the production, the research approaches theoretical and practical aspects of the creative movement of the setting – the first images, the generation of concepts, the dialogues with the whole creative team, the testing of rehearsal rooms with the scene and interaction of the visual elements with the performers. In order to accomplish this, the work is chiefly grounded on the thinking of living set designers, in the studies of the creative processes and in the references of non naturalized conventions (particularly Brecht), in an attempt to clarify the dynamics quality and the multi-referential of the setting.
Scenography. Staging. Creating shared. Creative process. Policarpo Quaresma.
1
154
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
PROCESSOS DE ENCENAÇÃO COM TEXTOS DRAMÁTICOS CONTEMPORÂNEOS

Banca Examinadora

LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Sim
Nome Categoria
ELISA MENDES OLIVEIRA SANTOS Participante Externo
SONIA LUCIA RANGEL Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 22

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim