O presente estudo foi desenvolvido a partir das preocupações com a prática
desenvolvida no judô, que ao nosso ver, não garante o desenvolvimento de um
judô que atenderia às expectativas de Jigoro Kano, portanto, enquanto problema
de estudo, apresentamos a seguinte questão: quais os fundamentos históricos-
filosóficos-pedagógicos do judô que contribuem para uma metodologia crítica?
Frente ao exposto, essa pesquisa tem como principal objetivo analisar os
fundamentos históricos-filosóficos-pedagógicos como contribuição teórico-
metodológica para uma metodologia crítica no judô. Metodologicamente, a
investigação partiu da “inquietação” da prática pedagógica do judô a partir de
seus fundamentos históricos-filosóficos-pedagógicos com o intuito de subsidiar
uma metodologia crítica, para tanto, a pesquisa realizou um estudo de caso.
Como primeira justificativa para esse método, é relevante considerar que o caso
selecionado é de uma pessoa de grande representatividade no judô nacional, foi
aluno direto de Ryuzo Ogawa, um dos mestres mais importantes precursores do
judô no Brasil. A segunda justificativa trata-se de resgatar a história oral do
sujeito, entendendo-o como registro vivo, considerando que estudos
semelhantes devem se constituir como objeto empírico de análise teórica nas
produções acadêmicas. A pesquisa, tendo como método o estudo de caso,
elucidou diversas questões que foram levantadas, além disso, outras questões
foram apontadas, permitindo a realização de generalizações que contribuirão
com a prática pedagógica do nosso judô, tendo como base uma metodologia
crítica. Como conclusão, o estudo visualizou valores afirmados por Nagai, e nos
levou a acreditar que, no mínimo, se trata de um ser humano extraordinário. O
certo é que podemos observar o quanto foi e é intenso o seu envolvimento e
suas contribuições para o judô, acreditando que suas ações coadunam com os
verdadeiros preceitos de Jigoro Kano, sendo importante salientar que não por se
tratar da quantidade das intervenções pedagógicas e das ações em prol do judô
pernambucano e brasileiro, realizadas pelo prof. Nagai, que como sabemos são
imensas. Salientamos que o Professor Nagai em nenhum momento colocou os
aspectos técnicos separados dos valores morais e éticos, para ele, assim como
para Jigoro Kano e Ogawa, o que importa é o comportamento e a formação da
pessoa.