O presente trabalho, ao trazer como tema o Ensino Médio Integrado (EMI), objetivou compreender a concepção de formação integrada prevista nesta proposta formativa, considerando a percepção dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório, a partir da elaboração, aplicação e validação de um Produto Educacional denominado Relatório Diagnóstico, a fim de verificar se o modelo praticado aponta para as premissas filosóficas e legais que o orientam. A pesquisa utilizou, como procedimentos para obtenção de dados, a análise de documentos relativos à Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, buscando identificar a concepção de formação integrada prevista em suas premissas e a aplicação de um questionário escala do tipo Likert, a fim de identificar como os estudantes compreendem esta proposta formativa. O processo de pesquisa foi fundamentado em autores que analisam a relação trabalho e educação, nos sentidos histórico e ontológico, tais como Acácia Kuenzer, Dante Henrique Moura, Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, entre outros. O Relatório Diagnóstico, ao apresentar as análises estatísticas advindas da aplicação do questionário escala, sinaliza entre outros aspectos, que a formação ofertada não se restringe à formação para o mercado de trabalho, reconhecendo a relevância da articulação entre formação geral e formação técnica, assim como a relevância das ações desenvolvidas extraclasse, em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ainda, as correlações apresentadas indicam que o nível de satisfação dos estudantes com relação à instituição e ao curso correlaciona-se positivamente com a infraestrutura ofertada na instituição, com o trabalho que é desenvolvido pela Assistência Estudantil, Setor Pedagógico e Direção de Ensino, bem como pelas atividades promovidas pelos professores. Desse modo, os resultados apontam que os estudantes, enquanto sujeitos constituintes desta proposta formativa, podem contribuir no processo de materialização e fortalecimento do EMI, trazendo subsídios para as reflexões e práticas adotadas na instituição, demonstrando, assim, que o Relatório Diagnóstico é uma estratégia que pode ser considerada neste contexto.