A terceirização do trabalho trata-se de um processo capitalista de exploração do trabalho humano para obtenção de lucros. Este processo ocorre não só em empresas da iniciativa privada, mas também em instituições públicas. Na administração pública, a terceirização vem se expandindo desde 1967, em um cenário de Reforma do Estado, sob um discurso de modernização e economia aos cofres públicos. Quando se trata de terceirização no serviço público educacional, esta ganhou força, principalmente, nos anos 90, por meio de uma proposta de uma nova Reforma do Aparelho do Estado, no governo FHC, que extinguiu cargos públicos da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) das instituições de ensino federais (Institutos Federais e Universidades), abrindo, assim, as portas para a terceirização de atividades, antes realizadas por servidores efetivos. Porém, a terceirização, no serviço público, principalmente, no serviço público educacional, tem suas consequências, já que provoca impactos administrativos, que dizem respeito ao funcionamento institucional e administrativo, impactos econômico-financeiros, pois há um dispêndio financeiro direto e indireto na contratação de serviços terceirizados, e também impactos sociais como a precarização do trabalho, a instabilidade, a desvalorização profissional e social, etc, que atingem diretamente os trabalhadores terceirizados. Diante disso, esta pesquisa investigou como a terceirização impacta administrativamente, economicamente/financeiramente e socialmente no Instituto Federal Sul-rio- grandense – campus Camaquã, portanto, no serviço público educacional. Apesar de abranger diversos aspectos de análise, a pesquisa tem um enfoque humanístico ao tratar sobre todos os impactos identificados, pois o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a reflexão acerca do trabalho e suas morfologias na sociedade capitalista. Para isso, esta pesquisa coletou informações por meio de entrevistas com servidores efetivos do referido campus, para investigar os impactos administrativos; pesquisa documental, com o intuito de fazer uma breve análise dos custos da terceirização e entrevistas com trabalhadores terceirizados, de modo a revelar aspectos sociais da terceirização no caso estudado. Portanto, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, através de um estudo de caso. Os dados foram analisados através de metodologia inspirada em Análise Textual Discursiva e Análise de Custos simplificada. Os resultados revelaram que a terceirização no IFSul – campus Camaquã trata-se de um processo bastante oneroso aos cofres públicos, que gera barreiras e empecilhos administrativos, e que, mais do que qualquer outro tipo de impacto, provoca diversos problemas sociais. A pesquisa também serviu de apoio para a elaboração de um produto educacional, com o propósito de democratizar o acesso à informação sobre a terceirização, trazendo uma visão de que a terceirização não passa de um processo fetichizado de contratação e exploração de seres humanos.