A pesquisa apresentada teve como objetivo geral compreender a contribuição da biblioteca
para a formação escolar na percepção de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFSul -
Câmpus Pelotas. Como objetivos específicos pesquisar o perfil desses estudantes; investigar
suas perspectivas em relação a biblioteca; e propor um produto educacional intitulado Busca e
o uso da informação: um guia prático para estudantes do ensino médio, com vistas a orientálos em suas pesquisas escolares. A escolha do tema justifica-se pelo fato da pesquisadora
atuar como Bibliotecária na referida instituição, tendo o entendimento de que é necessário não
se limitar a pensar a biblioteca apenas à organização do acervo e ao empréstimo de livros.
Alguns autores guiaram nosso referencial teórico, entre eles, Acacia Kuenzer, Della-Fonte,
Ilma Veiga, Maria Ciavata, Marise Ramos, Dermeval Saviane, Gaudêncio Frigotto, e Vitor
Paro. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, o estudo situa-se no âmbito das
abordagens qualitativa e quantitativa; no que se refere aos instrumentos de coleta de dados,
utilizou-se do questionário e da entrevista; os dados obtidos foram examinados a partir da
análise de conteúdo, em que, se selecionou os documentos a serem analisados,
posteriormente, se reuniu as informações oriundas dos questionários/entrevistas, por fim, se
fez o tratamento dos resultados (síntese e seleção dos principais resultados). Com base nos
dados levantados nesse estudo, através da voz dos pesquisados, conclui-se que a
contribuição da biblioteca para a formação escolar dos estudantes precisa ser melhorada,
sendo necessário um papel mais ativo vindo da biblioteca e do bibliotecário. Por meio desse
trabalho, foi possível conhecer o perfil dos usuários da biblioteca, assim como, suas
perspectivas em relação a mesma, democratizar o processo de ensino, ao ouvir os estudantes
no que diz respeito à contribuição da biblioteca para formação escolar, ao mesmo tempo,
promover o papel da biblioteca, na qualidade de espaço pedagógico da Educação Profissional
e Tecnológica e auxiliar para que os estudantes possam encontrar informações científicas e
pertinentes às investigações realizadas. Entendemos que o ato da escuta foi a grande
colaboração pessoal deste trabalho, uma vez que entender que a educação “é uma estrada de
mão dupla”, e os estudantes também podem nos ensinar, assim, desenvolvendo uma postura
democrática e nos possibilitando uma maior aproximação com nossos usuários. Enquanto
educadores, conhecer esses usuários auxiliou para que possamos ser intermediadores no
processo de construção do conhecimento para que possam ser livres.