O ensino de Geografia na educação básica, objetiva promover o estudo e/ou
problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como
categoria de análise do espaço geográfico. Neste sentido, na última década, com a
promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), impulsionou-se a
produção de materiais didáticos pedagógicos que abordem a realidade em escala
local, e entre estas produções, estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo geral
da presente pesquisa, foi elaborar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú
(RN), para ser utilizado como material didático, na disciplina de Geografia, no segundo
ciclo do Ensino Fundamental, como forma de facilitar o processo de ensinoaprendizagem. As etapas metodológicas da pesquisa, consistem em: 1) levantamento
bibliográfico, o que possibilitou reflexões sobre a abordagem teórico metodológica de
elaboração de atlas escolares municipais; 2) levantamento cartográfico em sites de
órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o
objetivo de verificar os dados vetoriais e matriciais, preexistentes da área em estudo;
3) trabalho de gabinete, que teve como objetivo trabalhar os arquivos vetoriais e
matriciais, bem como, elaborar os produtos cartográficos; 4) pesquisa de campo, o
que possibilitou o reconhecimento do espaço geográfico (urbano e rural) do município
pesquisado; 5) organização das pranchas que compõem o Atlas; 6) organização do
grupo de trabalho com professores da rede municipal, objetivando a análise e
contribuição na elaboração do material. Constatou-se que, o Atlas Geográfico Escolar
de Assú-RN, está organizado em pranchas didáticas, sistematizadas através de
textos, imagens, gráficos, tabelas e mapas, além de sugestões de atividades, que
possibilitam o aprofundamento dos conteúdos, contribuindo assim, para uma maior
clareza dos conceitos geográficos, bem como a investigação sobre o espaço local.
Diante da análise dos questionários, é possível observar que, a maioria dos
professores se preocupa em relacionar os conteúdos com o estudo do lugar,
utilizando-o como ponto de referência para a construção do pensamento crítico e
espacial. A falta de informações, a nível local, ainda é um grande limitador no fazer
docente, onde as informações a nível local, se encontram de forma fragmentada e
por muitas vezes, descontextualizadas. Portanto, no que se refere à análise dos
questionários, mesmo que componham uma amostra limitada, percebeu-se que a
proposta do Atlas Geográfico Escolar, torna-se significante ao considerar a ausência
de materiais didáticos, que possam servir de base para o professor utilizar como
auxílio ao livro didático, no ensino de Geografia, no município de Assú.