O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado no Programa de
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, Câmpus
Charqueadas, RS. O cenário da pesquisa é o Ensino Médio Integrado do IFSul Câmpus
Lajeado, sendo sujeitos, trinta e três estudantes iniciantes nos cursos de Automação Industrial
e Administração no ano letivo de 2020. Intitula-se Ensino Médio Integrado: diálogos na
construção da autonomia na aprendizagem dos estudantes considerando a concepção da
formação humana integral como horizonte pedagógico. Pretende responder ao seguinte
problema: como desenvolver a autonomia do estudante no processo de construção da sua
aprendizagem, considerando a concepção da formação humana integral como horizonte
pedagógico? A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizando a metodologia da
observação participante. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionário
eletrônico e caderno de campo. Para a análise dos dados foi adotada a metodologia de Análise
de Conteúdo, a partir de Bardin (2016) e Minayo (2001). Teve como objetivo compreender
como contribuir para desenvolver a autonomia do estudante no processo de construção da sua
aprendizagem. Como itinerário de estudos, pretende aprofundar os conceitos: Ensino Médio
Integrado, buscando fundamentação teórica a partir de autores como Ramos (2008), Frigotto
(2008, 2015), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005), Moura (2013), Pacheco (2020);
juventude(s)/adolescência com fundamentações em Dayrell (2003), Carrano (2011), Pais
(1990); relação com a aprendizagem, desenvolvimento da autonomia e mobilização para
aprender, aprofundando os conceitos em Freire (1987, 1982, 2000, 2007) e Vigotski (2010,
2020). Os resultados da pesquisa confirmaram que, ao ingressarem na instituição, os
estudantes enfrentam dificuldades de adaptação relacionadas ao ritmo de estudo exigido,
socialização e dinâmica escolar. A relação com a aprendizagem escolar ainda está
sedimentada na busca de um futuro melhor e nem sempre no valor de aprender. Ajudar os
estudantes a desenvolverem estratégias de autorregulação da aprendizagem e trabalhar no
sentido de desenvolver a curiosidade e o questionamento reflexivo utilizando a metodologia
da pesquisa são propostas para contribuir com o desenvolvimento da autonomia na
aprendizagem dos estudantes. Por se tratar de um curso de Mestrado Profissional, foi
desenvolvido como Produto Educacional a elaboração e execução do Projeto de Ensino
Circuito de Rodas de Conversas Fala Compartilhada #NoPiqueDoAprender. Tal produto, tem
o propósito de, além de ser lugar de escuta sensível dos estudantes, oportunizar espaço de
reflexão e de diálogo, problematizando a sua relação com o aprender e com a busca do
conhecimento