Esta pesquisa objetivou analisar trajetórias de formação e inserção no mundo do trabalho de
jovens-alunos egressos dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática e
Mecatrônica do IFSul – Campus Charqueadas, problematizando o papel da Instituição no
Desenvolvimento Regional. Nesta direção, buscou-se compreender as experiências e
percepções dos egressos acerca de pontos como: a formação recebida, empregabilidade,
motivações pessoais e a influência da Instituição e da região em suas escolhas de vida. Frente
a isso, assumiu-se o seguinte problema de pesquisa “Como jovens-alunos egressos dos cursos
de EMI em Informática e Mecatrônica no IFSul – Campus Charqueadas narram trajetórias de
formação e inserção no mundo do trabalho considerando o papel da Instituição no
Desenvolvimento Regional?”. A investigação é de abordagem qualitativa e se desdobrou em
alguns movimentos para a produção de dados: mapeamento de 178 egressos dos cursos de
EMI em Informática e Mecatrônica por meio da rede social Instagram, aplicação de
questionário com 79 respondentes, o que permitiu reconhecer o perfil destes sujeitos quanto a
aspectos como cor, gênero, continuidade de estudos, trabalho, mobilidade etc. A partir deste
reconhecimento, foram selecionados seis diferentes perfis para a realização de entrevistas
semiestruturadas. Como referencial teórico, a pesquisa se sustenta nos referenciais da
Educação Profissional e Tecnológica, partindo, nesse sentido, de um breve panorama do que
são os Institutos Federais e dialogando com pesquisadores como Pacheco (2010), Ciavatta e
Ramos (2011), Saviani (2007), Moura (2010), Frigotto (2007), ao que também situa o que é a
Região Carbonífera e sua articulação com Arranjos Produtivos Locais. As análises das
respostas foram divididas em duas partes: a primeira apresenta o perfil dos sujeitos situado no
contexto das entrevistas e a segunda, apresenta em eixos as questões do roteiro das
entrevistas. Nesta parte, foi possível reconhecer a importância do IFSul na trajetória dos
jovens-alunos e no papel com o Desenvolvimento Regional da Região Carbonífera. A
relevância das experiências no tripé Pesquisa, Ensino e Extensão nos percursos dentro e fora
do Campus para a formação integral e para a assunção de seus cursos de vida, constituindo
sujeitos de si e para si. Articulado ainda a esta pesquisa, o Produto Educacional no formato de
histórias em quadrinhos, que se mostrou uma excelente maneira de reconhecer e valorizar as
trajetórias e identidades dos jovens-alunos egressos.