O presente trabalho faz parte da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos
na EPT, do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Charqueadas, e buscou entender como a relação
entre a dívida pública federal e o neoliberalismo está colocando em risco as políticas sociais da Educação
Profissional e Tecnológica. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa buscou identificar a
possível relação na pressão fiscal exercida pela dívida pública no superavit primário e o constante desmonte das
políticas sociais da Educação Profissional e Tecnológica. O alto valor destinado ao pagamento da parcela da
dívida pública, composta dos juros mais o principal, impactam diretamente na pressão por resultado primário
positivo, pois os valores da dívida pública federal que não são refinanciados são pagos em sua maioria pelo
superavit primário, e o governo gera superavit primário aumentando a arrecadação ou diminuindo a despesa. A
redução da despesa é o ponto fundamental do perigo real que as políticas sociais da Educação Profissional e
Tecnológica correm, a Proposta de Emenda à Constituição no 55 de 2016 – PEC do teto dos gastos públicos
corrobora esse fato. Uma das principais ideologias utilizadas na defesa de reformas em direção a um Estado
Mínimo é a ideologia liberal, para saber um pouco mais sobre os preceitos liberais, a primeira parte do trabalho
se dedica a uma breve retrospectiva histórica onde será desenvolvido o pensamento liberal, também será
destacado o papel do Fundo Monetário Internacional - FMI, e sua forte influência nos rumos da política de
países que necessitavam de sua ajuda financeira. Falaremos um pouco da história da dívida pública brasileira,
como ela financiou a independência do Brasil, a crise da dívida nos anos de 1980, a década perdida, e após um
tempo de aparente equilíbrio, o alto valor destinado a dívida pública deixa novamente o Brasil em situação fiscal
complicada. Apresentaremos também sobre o orçamento público, dando enfoque a parte histórica do
orçamento. Finalizando a pesquisa bibliográfica com a educação profissional no Brasil, utilizando como marco
inicial para isso o decreto nr. 7.566 de 1909, do então presidente Nilo Peçanha, e encerrando com a Lei
11.892/2008 o nascimeto dos Institutos Federais. Após a pesquisa bibliográfica, teremos a pesquisa documental,
com os dados do Orçamento Federal que serviram de base para os gráficos apresentados. Ao término da
pesquisa, o resultado foi o desenvolvimento de um produto educacional destinado a comunidade acadêmica do
IFSul – Sapiranga. O produto educacional é uma sequencia de vídeos que apresenta de forma resumida conceitos básicos para a compreensão do orçamento público, auxiliado por apostila, tendo como objetivo
facilitar a compreensão do orçamento público por pessoas não ligadas à área contábil.