A inclusão de alunos surdos no ensino médio ainda é um tema que carece de pesquisas,
principalmente na modalidade do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.
Partindo dessa constatação, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar
acerca da acessibilidade de informações institucionais de alunos surdos no Instituto Federal de
Minas Gerais (IFMG) campus Congonhas. Para o embasamento teórico, discorri sobre o sujeito
surdo (BAGGIO; CASA NOVA, 2017; BOTELHO, 2015, CAPOVILLA, 2008; GESSER,
2009; PERLIN, 2015; QUADROS, 1997; SKLIAR, 2015), políticas públicas para a educação
inclusiva e educação de surdos (FERNANDES, 2012; FERREIRA; GUIMARÃES, 2003;
GUIMARÃES, 2002; MANTOAN, 2015) e educação profissional e tecnológica (ANTUNES;
ALVES, 2004; ARAUJO; FRIGOTTO, 2015; GRAMSCI, 2000; PACHECO, 2010; SAVIANI,
1989). Como orientação metodológica, utilizei o estudo de caso (LUDKE; ANDRÉ, 2012;
SEVERINO, 2007). Para levantamento e coleta de dados utilizei análise documental,
questionários, entrevistas e registros fotográficos. Em seguida, descrevi, analisei e interpretei
(WOLCOTT apud FRANCO, 2015) os dados obtidos por meio desses instrumentos. Com base
nisso, comprovei a necessidade e utilidade do produto educacional pretendido para a presente
pesquisa, que é o site Glossário em Libras. Assim, por meio da análise dos questionários,
entrevistas e registros fotográficos, foi possível concluir que as informações disponibilizadas
pela instituição não são acessíveis aos alunos surdos, sendo disponibilizadas apenas em língua
portuguesa. Logo, a instituição necessita pensar em ações que visem tornar suas informações
acessíveis aos alunos surdos do ensino médio integrado. É necessário também que seja
divulgada a Libras na escola, visto que esse é um dos pilares para a realização da inclusão de
surdos (GESSER, 2009; QUADROS, 1997; SANTOS, 2015). Outra questão evidenciada, diz
respeito ao conhecimento sobre a surdez e o sujeito surdo pelo Núcleo de Atendimento às
Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG campus Congonhas.
Constatei que o NAPNEE necessita compreender melhor o universo surdo, para que, a partir
disso, possa propor e desenvolver ações e atividades consistentes e coerentes com a realidade
do sujeito surdo.