Nesse estudo tratamos da temática competência profissional no Curso de
Bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE). Iniciamos
com um questionamento: há prevalência na formação das competências do bacharel
quanto ao campo de intervenção? Objetivamos analisar como as competências
estão estruturadas no curso de Bacharelado em Educação Física da UPE e como
são percebidas e explicadas pelos sujeitos da formação inicial, procurando
compreender como eram compreendidas e materializadas na prática pedagógica do
curso. Metodologicamente, foi um estudo de abordagem qualitativa de caráter
descritivo com suportes quantitativos em algumas fontes da literatura, documentais e
de questionário. Como percurso inicial fizemos uma revisão de literatura das
categorias analíticas competência e competência profissional. Posteriormente, para
a análise documental, as fontes foram legislações em Educação Física, o Projeto
Pedagógico (PPC) do curso de Bacharelado da ESEF-UPE, os Planos de Ensino de
disciplinas da Dimensão Cultural de Movimento, registrosda vida acadêmica dos
estudantes. E na pesquisa de campo foram aplicados questionários com os
acadêmicos, pretensos formandos da turma de 2019.1 e entrevistados professores
que ministraram disciplinas da dimensão da cultura de movimento para a turma de
estudantes mencionada. Os dados qualitativos foram tratados a partir da análise de
conteúdo categorial por temática e os quantitativos através da estatística descritiva
simples. As categorias empíricas: planejamento docente da disciplina diante das
competências do PPC, metodologias de implementação das competências,
competências e as diferentes áreas, competências técnico-profissionais, permitiunos inferir que documentalmente as competências profissionais previstas nas
DCNEF Nº 07/2004 são mencionadas no PPC do curso de Bacharelado da ESEFUPE, mas não nos planos de ensino; que as disciplinas valorizam implicitamente
competências ligadas ao conhecimento e domínio de conhecimento específicos e
técnicos,além de metodologias de ensino; que a competência da DCNEF Nº 07/2004
ligada às políticas públicas, gestão e empreendedorismo não são evidenciadas na
prática pedagógica das disciplinas investigadas; que, tanto professores, como os
estudantes, apresentam dificuldades em relação ao entendimento sobre o lazer
comocampo de intervenção profissional; que não há prevalência de campo
profissional no trato das competências por parte dos professores. A análise dos
dados quantitativos, permitiu-nos inferir que em relação ao percentual de ofertas de
disciplina eletivas e carga horária, o núcleo de Saúde, se sobressai em primeiro
lugar, seguido pelos núcleos do Esporte e da Educação, e que o núcleo do lazer não
oferece nenhuma disciplina eletiva;que os dos estudantes investigados, 72,7%,
apresentaram maior percentual de disciplinas eletivas cursadas no núcleo temático
da Saúde, chegando a ter estudante com quase 90% de suas disciplinas eletivas
cursadas neste núcleo;que é no campo da saúde onde os estudantes reconheceram
a melhor percepção de domínio sobre as competências, seguido pelo campo do
esporte e da educação. Indicamos que é preciso ampliar institucionalmente
discussão sobre a formação das competências, trazendo para as discussões sobre o
PPC do curso de Bacharelado da ESEF-UPE e para as disciplinas, proposições
metodológicas relacionadas a essa forma de pensar a formação profissional por
competências.