Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Insurgências na Soteropolicity: performar para realizar outros sentidos
CAROLINA ERIKA SANTOS
TESE
18/10/2013

Este trabalho expõe reflexões elaboradas a partir de seis performances que foram experimentadas em espaços específicos da cidade de Salvador — conjunto de logradouros urbanos rotulados por mim como “Soteropolicity”. As ações artísticas realizadas trouxeram releituras de outras obras como também desenvolveram questões sobre o contexto em análise, conjugando criação prática com verificação teórica e procurando consolidar apreensões por meio de um exercício de escrita performativa. Esse interesse, em tornar visível as problemáticas urbanas por meio da performance, me levou a campos externos à minha primeira formação, Arquitetura e Urbanismo, para reconstruir, na fronteira, críticas transformadoras e propulsoras de outras formas de análise, síntese e expressão. Diante disso, combino sensações com percepções em contextos produtivos — espaços públicos de Salvador — para realizar outros sentidos. Iniciei esse exercício com a efetivação de seis performances, a saber: Já está limpo!, Jardins da Babilônia, Na aba do meu chapéu, Playground na Ladeira da Montanha, O mar pela greta e A saúde é osso, para, então, dialogar, prioritariamente, com os autores Agamben, Rolnik, Foucault, Benjamin, Clifford, Carlson, Deleuze e Guattari. Por essa trajetória de fazer-sentir-e-pensar, eu simulei problemas de gestão urbana, formalizei artifícios de percepção e compreensão das vivências realizadas e criei outras possibilidades de expressão e análise sobre a complexidade das cidades contemporâneas. Para tanto, intrometi-me na paisagem soteropolitana e colei sujeito e objeto na minha condição de pesquisadora para reapresentar ao cidadão comum a cidade onde vive e confrontar o citadino consigo mesmo na condição de coletivo.

Performance. Cidade. Coletivo. Estado Reflexivo. Cidadão.
This work presents reflections drawn from six performances that were experienced in specific areas of the city of Salvador - set of urban thoroughfares labeled by me as "Soteropolicity". The actions undertaken brought artistic reinterpretations of other works but also developped questions about the context, combining practical creation with theoretical verification and seeking to consolidate seizures through an exercise of performative writing. This interest, in turning urban problems visible through the performance, took me to external fields of my first studies, Architecture and Urbanism, to rebuild, on the border, transformative and propellant critics of other forms of analysis, synthesis and expression. Therefore, I combine sensations with perceptions in productive contexts - public spaces in Salvador - to do other senses. I started this exercise with the execution of six performances, namely: Já está limpo!, Jardins da Babilônia, Na aba do meu chapéu, Playground na Ladeira da Montanha, O mar pela greta e A saúde é osso, to then discuss, primarily, with the authors: Agamben, Rolnik, Foucault, Benjamin, Clifford, Carlson, Deleuze and Guattari. Through this trajectory, to-do-tofeel-and-to-think, I simulated problems of urban management, I formalized tricks of perception and understanding of the experiences made and I created other opportunities for expression and analysis of the complexity of contemporary cities. Therefore, I butted me in the landscape of Salvador and I pasted subject and object in my condition of researcher to restate the common citizen the city where he lives and to confront the townsman with himself in the condition of the collective.
Performance Art. City. Collective. Reflexive State. Citizen.
1
287
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES CÊNICAS
UM CERTO OLHAR SOBRE A PRÉ-ENCENAÇÃO E A ENCENAÇÃO: O ESPETÁCULO TEATRAL COMO EMPREENDIMENTO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL

Banca Examinadora

GLAUCIO MACHADO SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIELA MARIA AMOROSO Docente - COLABORADOR
RENATO FERRACINI Participante Externo
RICARDO BARRETO BIRIBA Participante Externo
ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não