Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Sou negona, sim senhora! Um olhar sobre as práticas espetaculares dos blocos afros Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma no carnaval soteropolitano
NADIR NOBREGA OLIVEIRA
TESE
19/03/2013

Esta tese concentra sua atenção nas práticas espetaculares e nos contextos sociopolíticos, artísticos e culturais dos blocos afro carnavalescos baianos Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma e suas relevâncias nos processos de construções de identidades étnico-culturais. O objetivo é formular o aparato teórico e metodológico na cena contemporânea, sobre um conjunto de eventos destes blocos afro, levando em consideração o âmbito das Artes Cênicas, explorando os princípios filosóficos, estéticos e éticos afro-brasileiros. Tenta-se responder algumas indagações ao longo do desenvolvimento desta tese como, por exemplo: Que formações técnicas possuem o corpo afro-brasileiro? Como se dá o processo de comunicação, de organização, da memória e da oralidade destas práticas espetaculares? Apresenta-se a hipótese de que apesar de as matrizes estéticas negro-africanas destas produções dos blocos afro, nos contextos sociopolítico e artístico na cidade de Salvador, estarem ganhando espaço, elas ainda são vistas de maneira discriminada pela sociedade em geral. Para tanto, articulam-se conceitos da Antropologia, da Etnocenologia e da Sociologia para embasar teoricamente o histórico desses blocos afro, seus concursos, seus eventos e seus discursos no carnaval da cidade de Salvador, pelos autores Armindo Bião, Michel Maffesoli, Suzana Martins, Narcimária Luz, Kabengele Munanga entre outros. A Etnometodologia foi o fio condutor para articular a teoria com a prática através dos seguintes procedimentos: 1) Pesquisa bibliográfica e documental; 2) Observação participante com registros em forma de diário de campo, com fotografias, desenhos, vídeos de ensaios, entrevistas e desfiles momescos; 3) Aplicação das entrevistas formais. Adiciona-se a este estudo e pesquisa a importância das mulheres negras como lideranças religiosas nas organizações e em outros campos de diferentes saberes: o filosófico, o sociológico, econômico e o estético, entremeados ao lastro cultural. Espera-se que esta pesquisa possa indicar novos caminhos em processo de reflexão de especificidades a respeito da problemática das artes e diversidade étnico-cultural, a partir das experiências nos blocos afro Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma. E que o referido estudo suscite reflexões sobre a dança e a estética negra, o carnaval baiano e o combate ao racismo.

Carnaval na arte. Carnaval – Salvador (BA). Blocos afros. Negras. Religiosidade. Estética
This thesis concentrates its attention on the spectacular practices and sociopolitical contexts artistics and cultural african bahian groups carnival Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê and Bankoma and their relevance in the processes of construction of ethnic-cultural identities. The objective is to formulate theoretical and methodological apparatus in the contemporary scene, about a set of these african groups events, taking into account the scope of the Performing Arts, exploring the philosophical principles, aesthetic and ethical African-Brazilian. I try to answer the question during the development this thesis, such as: 1) What training techniques have these african-brazilian bodies? How is the process of the communication, of organization, of memory and orality of these spetacular practices? I present the hypothesis that despite the black African aesthetic matrix of these productions of african groups in socio-political and artistic in the Salvador city, have been gaining ground, but are still seen so discriminated by society in general. Therefore, articulate concepts of Anthropology, of the Ethnoscenology and of the Sociology comprehensive theoretically the historical african these groups, their competitions, their events and their speeches at Carnival in Salvador by authors, Armindo Bião, Michel Maffesoli, Suzana Martins, Narcimária Luz, Kabengele Munanga among others. Ethnomethodology was the common thread to link the theory with practice through the following procedures: 1) Research literature and documents; 2) Note to participant records in the form of diary, with photos, with drawings and videos of rehearsals, interview and parades momescos; 3) Application of formal interviews. Add to this research study and the importance of black women as religious leaders, organizations and other different fields of knowledges: the philosophical, the sociological, the economic and aesthetic, larded to the cultural ballast. Its hoped that this research may indicate new paths in the process of reflection about the specifics of the issue arts and ethnic and cultural diversity, from the experiences in carnival african groups Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma. And that study raises reflections on dance and black aesthetic, the Bahian carnival and to combat racism. C
arnival in art, Carnival Salvador (BA), Blocks afros, Black, Religiosity, Aesthetics
1
254
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
Estudos Afro-Brasileiros em Dança e Música: Perspectivas e Implicações Culturais

Banca Examinadora

SUZANA MARIA COELHO MARTINS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANA RODRIGUES SILVA Docente - PERMANENTE
MARIA DE LOURDES SIQUEIRA Participante Externo
NARCIMARIA CORREIA DO PATROCINIO LUZ Participante Externo
CATARINA SANTANNA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim