Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE (31001017106P0)
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DO TEMA TEORIA DA EVOLUÇÃO NUMA ESCOLA CONFESSIONAL ADVENTISTA
VIVIANE VIEIRA
DISSERTAÇÃO
18/02/2013

Testou-se uma proposta didática do ensino da teoria evolutiva para estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola confessional. Esta proposta considerou o contexto político pedagógico do colégio, características do grupo estudantil, recomendações expostas nos documentos oficiais da educação básica, considerações de um grupo de professores da educação básica e da universidade e as dificuldades relacionadas ao ensino da teoria da evolução descritas na literatura. A proposta incluiu atividades de interação com as práticas da ciência simultaneamente ao ensino da teoria da evolução. Pretendeu-se proporcionar aos estudantes a vivência do campo da produção do conhecimento cientifico, o que favoreceria tanto a compreensão dos conceitos da teoria evolutiva, como a compreensão da atividade cientifica e a distinção do campo da religião. Os resultados mostraram que, ao final desta proposta, conflitos não foram expressos e as representações sociais dos estudantes sobre a teoria da evolução mostraram-se expressivamente ancoradas na abordagem científica. Conclui-se que, mesmo num contexto educacional de forte influência religiosa, os estudantes com características semelhantes aos desta pesquisa podem ser receptivos às explicações científicas da teoria evolutiva, desde que o contexto de ensino promova tanto à motivação para a aprendizagem de ciências quanto também ofereça recursos didáticos pedagógicos adequados para o ensino do tema. Os resultados desta pesquisa oferecem também reflexões sobre a importância dos esforços na construção da laicidade como condição relevante para o ensino de ciências na rede publica e privada.

LAICIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEORIA DA EVOLUÇÃO, ENSINO RELIGIOSO, ENSINO MÉDIO.
A proposal didactic teaching of evolutionary theory was tested in a third gr ade student’s class of high school on school confessional. This proposal considered the political pedagogical context of the school , characteristics of the student group, the recommendations in the official documents of basic education , considerations of a group of Biology teachers of basic education and teachers of university and the difficulties described in the literature about teaching of evolutionary theory. The proposal included interaction activities based on practices of science and simultaneously t eaching the theory of evolution. It was intended to give students the experience of the production of knowledge scientific field, which would favors both to understand the concepts of evolutionary theory, such as understanding of scientific activity and di stinction of religion field. The results showed that at the end of this proposal, conflicts were not expressed and social representations of students about the theory of evolution proved significantly anchored on scientific approach. We conclude that, even in an educational context with strong religious influence, students with similar characteristics to those of this research may be receptive to scientific explanations of evolutionary theory, since the context of teaching promotes both the motivation to le arn science as also offers pedagogical teaching resources for the appropriate teaching of the theme. These results also offer reflections on the importance of efforts for the construction of secularism as a relevant condition to science education in the pu blic and private schools.
SECULARITY, TEACHING SCIENCE, THEORY OF EVOLUTION, RELIGIOUS EDUCATION, HIGH SCHOOL.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS NAS CIÊNCIAS E NA SAÚDE
REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: RELIGIÃO, NATUREZA E MORTE.

Banca Examinadora

ELIANE BRIGIDA DE MORAIS FALCAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TAIS RABETTI GIANNELLA Docente - PERMANENTE
CRISTIANO CARVALHO COUTINHO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

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Sim