• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDUCAÇÃO (26001012011P5)
ESCOLA DA ESCOLHA: O MODELO EDUCATIVO DA TERCEIRA VIA NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL
MARIA FABIANA DA SILVA COSTA
TESE
04/06/2020

A presente pesquisa emerge de inquietações acerca do processo de transformação das políticas públicas educacionais frente à disseminação em larga escala do Modelo Escola da Escolha, na última década, através de parceria público-privada com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Diante da elaboração de nossa problemática, objetivou-se “compreender em que consiste o Modelo de Escola da Escolha proposto pelo empresariado ao disseminar consignas ideológicas no contexto da reestruturação produtiva do capital”, assim, delimitou-se os objetivos específicos, a saber: 1) Identificar os aspectos pedagógicos que constituem o modelo Escola da Escolha; 2) Analisar os nexos e contradições expressos na compreensão dos indivíduos que vivenciam ou vivenciaram o Modelo de Escola da Escolha; e 3) Identificar as consignas ideológicas mobilizadas no Modelo empresarial Escola da Escolha. Com isso, se assume a abordagem de pesquisa qualitativa, segundo Minayo (2008), a filiação ao Materialismo Histórico Dialético (teoria e método) e a metodologia na Análise de Conteúdo em Bardin (2004) com a técnica de análise categorial e temática. Os aspectos pedagógicos do Modelo Escola da Escolha são instrumentalizados a partir de três elementos integralizantes, a saber: 1) A visão de Homem e de Mundo no Art.2 da LDB (1996) e no Art. 3 CF (1988); 2) Finalidades da Educação no Relatório Educação Tesouro a Descobrir – UNESCO; e 3) Alinhamento político e conceitual no Paradigma do Desenvolvimento Humano do PNUD, nos Códigos da Modernidade e nas Mega-Habilidades do CLIE. Tais elementos integralizantes se desdobram em aspectos pedagógicos transitórios e permanentes, os quais materializam o projeto escolar e sua gestão, o currículo e a ampliação da jornada escolar. Os aspectos transitórios e permanentes estão perpassados em princípios educativos: protagonismo, 4 pilares, pedagogia da presença e Educação interdimensional, que promovem no cotidiano a formação para o consenso atrelado a uma gama de consignas que presam pela educação para vida, valores morais, sonhos, projeto de vida, além da liderança, voluntariado, empreendedorismo, etc. Ao decorrer do trabalho, adota-se o termo “nova pedagogia da hegemonia” (o referido termo é tomado emprestado das sistematizações do Coletivo de Estudos de Política Educacional [CNPq/FIOCRUZ-ESPSJV], da qual estive membro durante o percurso do Mestrado em Educação), situando a Escola da Escolha como uma experiência do programa da Terceira Via. Considera-se que a Escola da Escolha é um modelo pedagógico que reúne um conjunto de elementos – teóricos, técnico-científicos, ético-políticos e operacionais – situados na tríade pedagógica: conteúdo (o que ensinar); método (como ensinar); e gestão (como organizar a estrutura e o funcionamento da comunidade educativa), a ponto de, na aparência, ser progressista, e na essência, um revisionismo conservador social-democrata, que materializa a ideologia do Programa neoliberal de Terceira Via, no qual se articula o incompatível: mercado e justiça social, nesse caso, a conformação de uma sociedade de bem-estar social como alternativa conservadora de formação do consenso e recuperação do ciclo produtivo de nova base.

Modelo Escola da Escolha. Parceria Público-Privada;Instituto de Corresponsabilidade Educacional;Terceira Via e Educação;Reestruturação Produtiva do Capital.
The research derives from concerns related to educational policies transformation process, considering the large-scale dissemination of a School Choice Model in the last decade, mainly through public-private partnership with the Institute for Co-responsibility in Education (ICE). In face of the chosen research problem, the objective is to understand the School Choice Model, as it is proposed by the business community in order to spread ideological remarks in a context of productive restructuration of the capital. Thus, the following specific objectives are defined: 1) to identify pedagogical aspects which constitute the School Choice Model; 2) to analyze links and contradictions present in the individuals’ understanding as they experience or have experienced the School Choice Model; and 3) to unveil the ideological remarks driven by the School Choice Business Model. Research approach is qualitative, based on Minayo (2008), theoretically affiliated to Dialectical and Historical Materialism (theory and method) and adopting Bardin’s (2004) Content Analysis as methodology, especially is technique of categorial and thematic analysis. School Choice Model’s pedagogical aspects are weaponized through three integrating elements: 1) the conception of man and world in article 2 of LBD (1996) and in article 3 of the Constitution (1988); 2) educational purposes in the UNESCO report Learning: the treasure within; and 3) political and conceptual alignment in the Human Development Paradigm from UNDP, and in the Modernity and Mega-abilities Code from CLIE. Such integrating elements unfold themselves in permanent and transitory pedagogical aspects, which are then materialized in a school project and its management, curriculum, and the school journey extension. The permanent and transitory aspects are marked by educational principles, such as: leading role, four pillars, pedagogy of presence, interdimensional education, all of which promote in everyday environments the process of learning towards consensus, in turn attached to various remarks regarding education for life, moral values, dreams, life projects, as well as leadership, voluntary work, entrepreneurship etc. Throughout the text, it is adopted the term “new hegemony pedagogy” (borrowing from systematizations set out by the Coletivo de Estudos de Política Educacional - CNPq/FIOCRUZ-ESPSJV -, of which I was part during the Master’s in Education), situating the School Choice as an experience of the Third Way program. Hence, the School Choice is considered to be a pedagogical model that gathers elements – theoretical, technical-scientific, ethical-political and operational – located in a pedagogical triad: context (what to teach); method (how to teach); and management (how to organize the structure and function in an educational community). So, while it appears to be progressive, it is essentially a social-democrat conservative revisionism, which materializes the Third Way neoliberal program ideology, responsible for articulating incompatible poles: market and social justice, i.e., the configuration of welfare society as a conservative alternative in the consensus formation and recovery of a productive cycle with a new base.
: School Choice Model;Public-private partnership;Institute for Co-responsibility in Education (ICE);Third Way and Education;Productive restructuring of the capital
1
336
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE MARIA FABIANA DA SILVA COSTA REVISADA 1507.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BRASILEIRA
HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO
A mercantilização da educação básica no Brasil

Banca Examinadora

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES Docente - PERMANENTE
GAUDENCIO FRIGOTTO Participante Externo
ANTONIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA Participante Externo
MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
INALDA MARIA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.73.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer