Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
GEOGRAFIA (42004012015P5)
A FORMAÇÃO GEOGRÁFICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO ESTADO DO RIOGRANDE DO SUL
INAJARA FARIA
DISSERTAÇÃO
26/08/2013

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação geográfica dos cursos de licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Rio Grande do Sul. A problemática se dá pela indagação se a formação dos cursos de Pedagogia atendem as necessidades teóricas e metodológicas da ciência geográfica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos contaram com o uso da revisão bibliográfica, principalmente no que cerne a questão do currículo e organização do Ensino Fundamental; análise documental, a partir de Projetos Político Pedagógicos, currículos e documentos destinados a orientação sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais como os Parâmetros Curriculares e o Guia Nacional do Livro Didático; e, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos do curso de Pedagogia. Foi escolhido o referencial empírico a Universidade Federal de Pelotas para tornar a pesquisa viável dentro do tempo, no entanto, todos os outros cursos foram investigados quanto a currículo e Projetos Político Pedagógicos. A pesquisa se seguiu com a aplicação da entrevista com a coordenação do curso e o questionário aos estudantes do sexto semestre do curso de licenciatura em Pedagogia da UFPel. Foi constatado que os cursos de Pedagogia atendem as necessidades teóricas e metodológicas da ciência geográfica. Além do mais, a Geografia aparece como um saber de suma importância para a formação dentro do curso, já que, sua formação compreende não apenas aos conteúdos geográficos, mas a leitura do mundo e como parte da formação cidadã que os futuros professores irão se ancorar para suas aulas após formação inicial.

Geografia Anos Iniciais; Formação geográfica; Currículo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação geográfica dos cursos de licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Rio Grande do Sul. A problemática se dá pela indagação se a formação dos cursos de Pedagogia atendem as necessidades teóricas e metodológicas da ciência geográfica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos contaram com o uso da revisão bibliográfica, principalmente no que cerne a questão do currículo e organização do Ensino Fundamental; análise documental, a partir de Projetos Político Pedagógicos, currículos e documentos destinados a orientação sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais como os Parâmetros Curriculares e o Guia Nacional do Livro Didático; e, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos do curso de Pedagogia. Foi escolhido o referencial empírico a Universidade Federal de Pelotas para tornar a pesquisa viável dentro do tempo, no entanto, todos os outros cursos foram investigados quanto a currículo e Projetos Político Pedagógicos. A pesquisa se seguiu com a aplicação da entrevista com a coordenação do curso e o questionário aos estudantes do sexto semestre do curso de licenciatura em Pedagogia da UFPel. Foi constatado que os cursos de Pedagogia atendem as necessidades teóricas e metodológicas da ciência geográfica. Além do mais, a Geografia aparece como um saber de suma importância para a formação dentro do curso, já que, sua formação compreende não apenas aos conteúdos geográficos, mas a leitura do mundo e como parte da formação cidadã que os futuros professores irão se ancorar para suas aulas após formação inicial.
Geografia Anos Iniciais; Formação geográfica; Currículo
1
116
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Contexto

GEOGRAFIA DA ZONA COSTEIRA E PROCESSOS RELACIONADOS
ANÁLISE URBANO REGIONAL
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Banca Examinadora

SANDRO DE CASTRO PITANO
Sim
Nome Categoria
ROSA ELENA NOAL Participante Externo
SIDNEY GONCALVES VIEIRA Docente
LIZ CRISTIANE DIAS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - CAPES/FAPERGS 13

Vínculo

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-
Não