Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar, mediante formação continuada, uma
análise das relações entre as Geociências e o aumento da capacidade de leitura crítica de mundo por meio de oficinas teóricas, de modo a avançar na compreensão dos problemas ambientais e do dinamismo da configuração do planeta. Para alcançar esse objetivo, foi ofertada uma formação continuada colaborativa, com vistas à abordagem de temas relacionados às Geociências e sua interdisciplinaridade na prática da sala de aula, por intermédio de um curso para docentes da Educação Básica das séries iniciais. A produção de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019, com encontros presenciais contando com aulas expositivas e dialogadas, com estudos de textos, atividades complementares, aulas práticas, oficinas e atividades via plataforma AVA Moodle Ifes, com aplicação de questionários, produção de portfólio individual e de uma proposta de prática pedagógica elaborada em grupo, a fim de colaborar para o entendimento do tema. Foram utilizados como instrumento da pesquisa questionários individuais, observação com registros fotográficos e escritos colhidos pela pesquisadora sobre a atuação dos professores participantes. Na abordagem dos dados, foram utilizadas categorias epistemológicas sobre as quais a pesquisa se assenta, extraídas da pedagogia da autonomia. Os dados analisados, a partir do aporte teórico freiriano elencados, basearam-se nas seguintes categorias, ensinar exige pesquisa, ensinar exige ética e estética, ensinar exige apreensão da realidade. Os resultados indicaram que a formação contribuiu para ampliar a leitura de mundo, vez a maioria dos participantes conseguiu identificar alguns elementos do seu entorno, tais como afloramentos e corpos d’água, ampliou a compreensão do mundo e o aprofundamento dos conceitos de geociências, promovendo a difusão de experiências e atitudes interdisciplinares. O produto educacional configura-se como um manual de oficinas pedagógicas para professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental desenvolvido para lhes auxiliar a trabalhar, de forma prática e consistente, o ensino de tópicos de Geociências em sala de aula.