A produção de significados do futuro professor que ensina Matemática lhe seria útil a ponto de orientá-lo para diversas situações de prática, relacionando-as com aspectos vinculados à produção de conhecimento na vida, no contexto da qual o aluno está inserido, incluindo os aspectos socioculturais e socioambientais, para que este possa produzir conhecimentos advindos também da escola, da comunidade e da sociedade. O presente trabalho tem por objetivo analisar os significados advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da disciplina de Gestão Educacional, em seu processo de formação inicial. Adotamos como procedimento o método de análise de leituras global e local para investigar os significados produzidos pelos atores da pesquisa, a partir das ações enunciativas dos mesmos, alunos e professor da disciplina relatada, diante da proposta desenvolvida ao longo da disciplina. Como produto educacional, elaboramos um Guia Didático na qual estabelecemos como objetivo levar à reflexão a respeito da gestão de sala de aula de um professor que ensina Matemática e discutir a respeito de paradigmas existentes utilizados no Ensino Tradicional de Matemática. Nossa proposta incide no fato de entendermos que professores de Matemática (em formação inicial e continuada) são indivíduos críticos e reflexivos e, portanto, adotam essa criticidade na condução de suas práticas pedagógicas, exercitando processos de descentramentos, no seu cotidiano escolar, seja como professor ou como aluno de Licenciatura em Matemática. Optamos por desenvolver a pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. Para nossa pesquisa escolhemos uma abordagem qualitativa, nos moldes do estudo de caso por entendermos que há convergências epistemológicas com o Modelo dos Campos Semânticos), que tomamos como aporte teórico e que o usamos na perspectiva da produção de significado e de conhecimento, a partir do procedimento de análise dos resíduos de enunciação em leituras na forma global e local. Adotamos esses procedimentos com o intuito de responder a pergunta-diretriz: Quais os significados produzidos, advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da disciplina de Gestão Educacional, em seu processo de formação profissional? Em nossas observamos que, a partir dos textos tratados nas aulas, as discussões se pautaram no papel social do professor e em todas as práticas esse aspecto se sobressaiu, tanto por parte do professor regente, quanto por parte dos alunos. O produto educacional – Um Olhar Para A Gestão Da Sala De Aula De Matemática – busca levar os leitores a refletirem a respeito da gestão da sala de aula, sobretudo, a sala de aula de Matemática; o que não significa que não possa ser dirigido a professores de outras áreas do conhecimento, ou que lecionam outras matérias. O propósito foi convidar o professor a refletir a respeito de que a Matemática escolar pode ser uma ferramenta útil, que faculta àqueles que a utilizam realizar leituras do mundo, passando assim a agir criticamente.