O presente trabalho tem por objetivo levantar nos depoimentos encontrados nos excertos das narrativas orais de cinco das vinte e sete mulheres em vulnerabilidade social, no livro Mulheres Mil/do sonho à realidade, publicado no ano de 2007 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o papel do espaço/lugar enquanto parte da construção identitária das mulheres participantes e as considerações da identidade e do gênero presentes em seus discursos. Utilizando a pesquisa de caráter qualitativo-interpretativista foram encontrados marcas de reconhecimento da mudança da atuação da mulher frente à sociedade, porém, longe ainda de alcançar os patamares da autonomia do que é necessário para uma melhor condição de vida. Para atender às finalidades elencadas, dividiu-se a fundamentação teórica em três capítulos. No primeiro, apresentamos uma reflexão sobre a educação, gênero e exclusão social, utilizando os autores: Freire (1992; 1994; 2005), Silva (1997), Giroux (1997), Silva (2008), Rago (1998), Tilly (1994). No segundo, abordamos o Discurso, Sujeito e Identidade, nas perspectivas dos autores Orlandi (1988; 1994; 2005), Birman (2005), Hall (1992), Rajagapolan (2003), Moita Lopes (2006), bem como, as contribuições de Foucault (2008) sobre as questões em torno do sujeito. Por fim, no terceiro, apresentamos a análise das narrativas com o suporte da literatura científica. O lugar marginalizado de onde se influencia significativamente a construção da identidade, visto que o lugar estabelece uma relação de condição social, de luta, de poder do qual os moradores se apropriam a partir do momento em que ocupam o espaço/lugar.