A pesquisa intitulada “Entre as políticas públicas de currículo e a prática de formação
continuada de professores: a (in)visibilidade da Literatura” tem o objetivo de refletir como
a Literatura e a formação continuada são apresentadas nas políticas públicas oficiais
nacionais e estaduais que tratam do currículo e da formação continuada de professores para
a educação básica e a articulação dessas com as práticas de formação continuada de
professores na rede pública estadual de Mato Grosso. Os principais aportes teóricos usados
para a fundamentação e análise que tratam da Literatura, educação literária e letramento
literário Candido (1995), Compagnon (2009), D’ Onofrio (1990), Jouve (2012), Zilberman
(2003, 2008), Colomer (2003, 2007), Cosson (2014‚ 2018), sobre formação continuada,
García (1999), Nóvoa (2001), Pimenta (2002), Imbernón (2009) e Alarcão (2010). O estudo
foi realizado por meio da pesquisa qualitativa e teve como procedimentos metodológicos de
produção e análise de dados, a pesquisa documental e uso de questionários para professores
de Língua Portuguesa e formadores dos CEFAPROS. A pesquisa mostrou que em todos os
documentos oficiais de diretrizes, parâmetros e bases curriculares, o ensino da Literatura está
inserido na disciplina/componente curricular de Língua Portuguesa. Nos PCN – Ensino
Fundamental (1998), PCN Ensino Médio (1999) e PCN + (2002), a Literatura passa a ser
reconhecida por meio dos gêneros literários e aponta a necessidade da formação leitora do
estudante. Nas OCNs – Orientações Curriculares Nacionais (2006), é dada especial
relevância à educação literária e a formação do leitor crítico na escola, a partir do letramento
literário. Na BNCC (2017) e DRC/MT (2018b), a Literatura é tratada como educação
literária, a partir do desvelamento do texto com base no tripé do sistema literário: obra, autor
e público e a escola que é provedora da formação do leitor. Assegura o lugar da Literatura
no componente curricular de Língua Portuguesa, no campo artístico-literário, a partir das
práticas de linguagem (Leitura; produção de textos; Oralidade e Análise
linguística/semiótica) e respectivas habilidades e objetos de conhecimento. Quanto à
formação continuada, as OCs, nacional apontam para a necessidade de formação continuada
dos professores para a formação leitores literários, com base nos conceitos
sociointeracionistas. O DRC/MT apresenta um documento, elaborado pelo GT do Conselho
Nacional de Secretários de Educação e a UNDIME que indicam elementos para a construção
de um programa nacional de formação continuada, na perspectiva da BNCC, voltada para os
direitos de aprendizagem, competências e habilidades e competências socioemocionais. Por
outro lado, na prática de formação continuada de professores da rede pública do Estado de
Mato Grosso, mencionada em documentos oficiais estaduais e realizadas via CEFAPROs, o
ensino de Literatura está invisível. Além disso, há uma transferência de responsabilidade por
parte de professores de LP e formadores do CEFAPROS sobre de quem á a responsabilidade
dessa demanda formativa.