Nesta dissertação, apresenta-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida
junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Currículo, formação
docente e diversidade, vinculada ao Grupo de Estudos Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e
Etnia – GEPEGRE/UEMS/CNPq. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de
Financiamento 001. O gênero e a sexualidade são temas muito recorrentes na atualidade e
devem ser discutidos no âmbito escolar. No entanto, é perceptível que grande parte dos/as
docentes não estão preparados ou não tem interesse em discutir estes conceitos com os seus/as
alunos/as. Assim, essa pesquisa objetivou identificar se e como os conceitos de gênero e
sexualidade são abordados na prática pedagógica dos/as docentes nas séries finais (6º ao 9º ano)
do Ensino Fundamental, tendo como local de estudo as escolas do/no campo Cabeceira Alta e
Monte Alegre, localizadas no município de Rio Verde – GO, haja vista, que é na escola, junto
à família, onde os indivíduos mantém suas relações sociais cotidianas e se constroem como
cidadãos. O gênero e a sexualidade são temas da educação e estão inseridos no âmbito da
diversidade e nas discussões de reconhecimento e valorização das diferenças. A maioria dos/as
professores/as participantes da pesquisa vivem na cidade, contudo realizam suas atividades no
campo, em comunidades escolares interpretadas como mais conservadoras que tentam
preservar a cultura local. As análises dos questionários foram feitas com base na Análise de
Conteúdo, bem como as análises dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cada uma das
escolas selecionadas a partir da Análise documental, nos quais não identificou-se nenhuma
previsão de ações para se discutir os conceitos de gênero e sexualidade. Os PPPs discorrem
pontualmente sobre o respeito e a permanência da diversidade, entretanto não há uma discussão
clara sobre como trabalhar essa permanência. Verificou-se também, a importância do
desenvolvimento desses conceitos no currículo da educação do/no campo e na formação inicial
e continuada dos/as docentes para que sejam instituídas ações que promovam a discussão dos
conceitos de gênero e sexualidade, diminuindo ou eliminando, os casos de discriminação e
violência de ordem sexual e de gênero, firmando o respeito aos sujeitos inseridos nos espaços
escolares, configurando uma educação para a diversidade e cidadania, que reconheça e valorize
as diferenças. Também identificou-se, a falta de conhecimento de alguns/mas docentes em
relação ao gênero e a sexualidade, fato que se relaciona a um processo formativo inicial e
continuado que não privilegiou e ainda não privilegia, a abordagem da diversidade sexual e de
gênero, e suas dimensões. Pode-se depreender também, a falta de interesse desses/as docentes
na discussão de tais temáticas, mesmo quando afirmam ser importante os diálogos sobre gênero
e sexualidade nos espaços educacionais, que são necessários para a construção social dos
sujeitos e formação de suas identidades.