Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
GESTÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE (33009015077P7)
SUCESSO E EVASÃO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE DA UNIFESP
GISELE GRINEVICIUS GARBE
TESE
30/06/2014

Objetivo: Investigar fatores associados à aprovação (sucesso) de alunos nos cursos de Especialização em Gestão em Enfermagem, Especialização em Cuidado Pré-Natal, Especialização em Saúde Indígena e Especialização em Gestão em Saúde, oferecidos na modalidade de educação a distância pela Universidade Federal de São Paulo por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Métodos: Após o encerramento dos quatro cursos de especialização definidos para participar do estudo, foi aplicado um instrumento desenvolvido especialmente para esta pesquisa, para investigação dos seguintes fatores associados ao sucesso dos alunos nos cursos: experiência, interesse, relevância para atividade profissional, organização, satisfação e adequação. Também foi investigado o fator participação no curso, mensurado por meio da coleta de informações nos ambientes de gestão dos cursos. As informações dos 439 alunos que responderam a pesquisa foram submetidas à análise estatística para que a associação dos fatores ao sucesso dos alunos nos cursos pudesse ser avaliada. As análises foram realizadas para cada curso separadamente e também para o conjunto dos quatro cursos. Resultados: O fator organização foi preditor de sucesso tanto na análise dos quatro cursos em conjunto como em cada curso separadamente. Na análise dos quatro cursos em conjunto os fatores experiência e a categoria curso ofertado na modalidade a distância também foram preditores de sucesso, reduzindo e aumentando a chance de aprovação respectivamente. No curso de Especialização em Gestão em Enfermagem, além da organização, o fator experiência se mostrou preditor aumentando a chance de sucesso e o fator relevância foi preditor reduzindo a chance desse desfecho. No curso de Especialização em Saúde Indígena, além da organização, o fator adequação foi preditor de sucesso. Nas análises buscando associação entre os fatores e o sucesso não foi considerado o fator participação no curso, pois este apresentou parâmetros destoantes. Conclusões: Foi desenvolvido um modelo estatístico para a predição de sucesso e dentre as covariáveis estudadas foram identificados os preditores de sucesso dos alunos nos quatro cursos analisados em conjunto e separadamente.

Educação a distância; Evasão em educação a distância; Sucesso em educação a distância; Planejamento em educação a distância; Ensino superior
Objective: Investigate factors associated with adoption (success) of students in the specialization courses in Nursing Management, Prenatal Care, Health and Indigenous and in Health Management, offered in distance education mode from the Federal University of São Paulo at Open University System of Brazil. Methods: After the closure of the four courses of specialization defined for the study, we applied an instrument specially developed for this study, to investigate the following members to the success of students in courses factors: experience, interest, relevance to professional activity, organization, satisfaction and adequacy. We also investigated the participation factor in travel, measured by collecting information on the course management environments. The information of the 439 students who answered the survey were subjected to statistical analysis for the association of factors to the success of students in the courses could be evaluated. Analyses were performed separately for each course and also for all four strokes. Results: The organization factor was a predictor of success in both the analysis of the four courses together as each course separately. In the analysis of the set of four courses the factors experience and the course offered in distance mode category were also predictors of success, reducing and increasing the chance of approval respectively. In the course Management in Nursing, beyond the organization, the experience proved predictive factor increasing the chance of success and the relevance factor was a predictor reducing the chance of this outcome. In the course of Indigenous Health, besides organizing the adequacy factor was a predictor of success. In analyzes seeking association between factors and success was not considered the participation factor in the course because it showed divergent parameters. Conclusions: A statistical model for the prediction of success was developed and among the covariates studied predictors of student success have been identified in the set of four courses and each separately.
Distance education; Dropout in distance education; Success in distance education; Planning in distance education; Higher education.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

GESTÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SAÚDE, NO ENSINO E EM TELESSAÚDE
INVESTIGAÇÃO DO USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE

Banca Examinadora

DANIEL SIGULEM
Sim
Nome Categoria
ITANA STIUBIENER Participante Externo
IVETE MARTINS PINTO Participante Externo
ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA Participante Externo
RITA MARIA LINO TARCIA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não