A evasão estudantil é um problema que afeta todos os níveis de ensino do país, acarretando prejuízos financeiros e sociais. Refletindo sobre a evasão, relatou-se brevemente o histórico do ensino superior nacional, conduzindo-se para a expansão, acesso e permanência na educação superior, culminando-se na abordagem do histórico, fatores motivacionais e consequências da evasão. Utilizando-se como embasamento teórico autores como Amaral (2013), Andriola (2003, 2005, 2009), Cislagui (2008), Dias et al (2010), Lobo (2012), Lima e Zago (2018), Meneguel (2017), entre outros, desenvolveu-se meios para cumprir o propósito da pesquisa que se apresenta, respondendo ao objetivo de identificar os fatores motivacionais
da evasão na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Pontes e Lacerda, nos cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Zootecnia e Bacharelado em Direito, no período de 2018 a 2019. Através de uma pesquisa de tipologia descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa, com característica de estudo de caso e pesquisa de campo, assinalou-se quanto aos dados primários: 169 discentes em situação de evasão, cuja coleta de dados destacou 54 entrevistados por meio de questionário eletrônico e, para os dados secundários, lançou-se mão de pesquisa documental junto à instituição. A análise dos dados demonstrou que o fator de maior representatividade para a evasão é a dificuldade em chegar até o Campus,
seguido por: dificuldades em conciliar estudos e trabalho, dificuldades financeiras, problemas
de saúde e dificuldades de acesso à assistência estudantil. Os resultados também demonstraram que, entre os alunos evadidos destacou-se como generalidade alunos oriundos de famílias com escolarização deficitária, economicamente desfavorecidos, solteiros e sem filhos. Destaca-se ainda que, os ex-alunos dos cursos de Letras e Direito eram, em sua maioria, estudantes trabalhadores, já no curso de Zootecnia os estudantes em sua plularidade,ocupavam-se somente das atividades acadêmicas enquanto estavam matriculados.Concluindo a análise de dados, destaca-se que os fatores de maior representatividade para
evasão entre os entrevistados são de origem externa, e não de origem institucional, sendo o acesso a assistência estudantil, o problema interno de maior relevância. Compreende-se assim, a necessidade de ampliação da assistência estudantil, criando-se vertentes de apoio psicossocial voltado para as dificuldades e as peculiaridades apresentados pelos entrevistados e também do campus.