Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
A HISTÓRIA DE MARIE SKŁODOWSKA CURIE VIABILIZANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
KAROLINE DOS SANTOS TARNOWSKI
DISSERTAÇÃO
30/07/2020

O processo formativo de estudantes e professores da Educação Básica envolve a utilização da História da Ciência como um meio para promover a compreensão adequada sobre a Ciência e a Tecnologia, de acordo com a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constata-se que ambas estão em consonância quanto a diversos aspectos, o que demonstra a possibilidade desse referencial estar associado à formação de professores na área de Ciências na atualidade. Isso porque a ACT almeja formar e desenvolver a capacidade reflexiva e crítica do indivíduo, tendo seus objetivos pautados em esferas humanas, sociais e econômico-políticas, os quais promovem a autonomia, a comunicação e o domínio & responsabilidade no âmbito científico-tecnológico. A presente pesquisa constituiuse como Natureza Interventiva e foi realizada com 32 licenciandos em Física (1ª fase) e Química (2ª fase) da Universidade do Estado de Santa Catarina na disciplina de História da Ciência. Teve por objetivo investigar como a história de Marie Curie pode ser aliada na ACT de professores de Física e Química em seu processo de formação inicial. Para tanto, a partir de necessidades formativas constatadas por meio de um questionário prévio respondido pelos licenciandos, foram elaborados Episódios de Ensino pautados na ACT, na história de Marie Curie e nos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados criou-se as categorias Social, Histórica, Pessoal e Conceitual, elaboradas a partir de Critérios que definem as características de sujeitos alfabetizados científica e tecnologicamente. Como resultado, observou-se que a história de Marie Curie contribuiu para a ACT dos futuros professores de Física e Química ao permitir uma análise reflexiva e crítica sobre o fazer científico e tecnológico, envolvendo seus conceitos, aplicações, consequências histórico-sociais, influências políticas, econômicas, culturais e pessoais. Evitou-se, assim, uma formação de professores com visões simplistas e limitadas, as quais envolvem unicamente a perspectiva dos grandes feitos científicos, segundo Fourez (2005). No caso histórico sobre Marie Curie, sua vida não foi reduzida unicamente aos destaques de seu trabalho científico.

Alfabetização Científica e Tecnológica;História da Ciência;Formação de professores;Marie Curie
The educational process of students and teachers of Basic Education involves the use of the History of Science, as a means to promote an adequate understanding of Science and Technology, according to Scientific and Technological Literacy (STL) and the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). It appears that both are related in several aspects, which demonstrates the possibility of this theoretical framework to be associated with the education of Science teachers today. STL develops a reflexive and critical capacity of the individual and has its objectives guided by human, social and economic policies, which promote autonomy, communication and mastery & responsibility in scientific-technological field. This research was constituted as action research and was carried out with 32 students in Physics (1st semester) and Chemistry (2nd semester) from Santa Catarina State University in their discipline of History of Science. The objective was to investigate how aspects of Marie Curie’s life story could be associated to Scientific and Technological Literacy of Physics and Chemistry undergraduates at the beginning of their teacher education process. Based on educational needs found through a questionnaire previously answered by undergraduates, Teaching Episodes were designed and taught based on STL, Marie Curie’s story and the Three Pedagogical Moments. To analyze the results, categories such as Social, Historical, Personal and Conceptual were elaborated from criteria based on characteristics of scientific and technological literate. As a result, Marie Curie’s story contributed to the STL of future Physics and Chemistry teachers because allowed a reflective and critical analysis of scientific and technological field, involving its concepts, applications, historical-social consequences and political, economic, cultural and personal influences. Thus, educational teacher considered simplistic and limited views was avoided, such as those involving only a perspective of great scientific achievements, according to Fourez (2005). In the historical case of Marie Curie, her life was not reduced to the highlights of her scientific work.
Scientific and Technological Literacy;History of Science;Teacher Education;Marie Curie
1
208
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

IVANI TERESINHA LAWALL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE
MARINES DOMINGUES CORDEIRO Participante Externo
JOSE DE PINHO ALVES FILHO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 12

Vínculo

-
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Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MARIE SKŁODOWSKA CURIE – EPISÓDIOS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO