O processo formativo de estudantes e professores da Educação Básica envolve a utilização da
História da Ciência como um meio para promover a compreensão adequada sobre a Ciência e
a Tecnologia, de acordo com a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Constata-se que ambas estão em consonância quanto a diversos
aspectos, o que demonstra a possibilidade desse referencial estar associado à formação de
professores na área de Ciências na atualidade. Isso porque a ACT almeja formar e desenvolver
a capacidade reflexiva e crítica do indivíduo, tendo seus objetivos pautados em esferas
humanas, sociais e econômico-políticas, os quais promovem a autonomia, a comunicação e o
domínio & responsabilidade no âmbito científico-tecnológico. A presente pesquisa constituiuse como Natureza Interventiva e foi realizada com 32 licenciandos em Física (1ª fase) e Química
(2ª fase) da Universidade do Estado de Santa Catarina na disciplina de História da Ciência.
Teve por objetivo investigar como a história de Marie Curie pode ser aliada na ACT de
professores de Física e Química em seu processo de formação inicial. Para tanto, a partir de
necessidades formativas constatadas por meio de um questionário prévio respondido pelos
licenciandos, foram elaborados Episódios de Ensino pautados na ACT, na história de Marie
Curie e nos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados criou-se as categorias
Social, Histórica, Pessoal e Conceitual, elaboradas a partir de Critérios que definem as
características de sujeitos alfabetizados científica e tecnologicamente. Como resultado,
observou-se que a história de Marie Curie contribuiu para a ACT dos futuros professores de
Física e Química ao permitir uma análise reflexiva e crítica sobre o fazer científico e
tecnológico, envolvendo seus conceitos, aplicações, consequências histórico-sociais,
influências políticas, econômicas, culturais e pessoais. Evitou-se, assim, uma formação de
professores com visões simplistas e limitadas, as quais envolvem unicamente a perspectiva dos
grandes feitos científicos, segundo Fourez (2005). No caso histórico sobre Marie Curie, sua
vida não foi reduzida unicamente aos destaques de seu trabalho científico.