Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO (42001013051P2)
EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE, RS
CARLOS EDUARDO BERWANGER
TESE
26/08/2020

Esta tese de doutorado possui como temática a construção da prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A motivação para o delineamento do problema de investigação foi a intensificação das políticas neoliberais implementadas pela gestão municipal, 2017-2020. Assim, o objetivo foi compreender, descrever e interpretar este contexto a partir da seguinte questão norteadora: como os professores de Educação Física constroem suas práticas pedagógicas em tempos de avanços de políticas neoliberais? Para tanto, na primeira parte, faço uma contextualização do problema na qual apresento o cenário político atual em que o estudo foi realizado, as reflexões sobre a Educação Física escolar, os impactos das políticas neoliberais no componente curricular e os caminhos particulares que conduziram à construção do problema de pesquisa. Na segunda parte, apresento as decisões teórico metodológicas, que foram embasadas nos conceitos da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante, a análise documental e o diário de campo, como instrumentos de coleta de informações. Na terceira parte, descrevo a análise e a interpretação dos resultados, em dois capítulos: “A Cultura Docente e a Prática Pedagógica” e “A Prática Pedagógica e o Neoliberalismo”. Com esse estudo, foi possível compreender que a prática pedagógica é construída a partir do diálogo com as diversas culturas escolares e que o neoliberalismo busca desconstituir essas relações, dificultando ao máximo as possibilidades do trabalho coletivo.

Educação Física Escolar;Neoliberalismo;Prática Pedagógica;Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre;Etnografia
The current doctorate thesis presents the designing of pedagogical practices of Physical Education teachers of the Municipal Schools of Porto Alegre. The motivation for the delineation of the investigation problem was the intensification of neoliberal policies implemented in the municipal management from 2017 to 2020. For this reason, the purpose of this study was to comprehend, describe and interpret this context from the following guiding question: how do Physical Education teachers design their pedagogical practices in times of neo-liberal policy advancements? Therefore, in the first part, an approximation of the problem is made, and the current political scenario is presented, in which the study was carried out; the considerations about Physical Education in schools; the impact of neoliberal policies in the syllabus of Physical Education; and the particular paths that led to the construction of the problem of the research. In the second part, the theoretical and methodological decisions are presented, which were based on the concepts of qualitative research of the ethnographic type. A semi-structured interview, a questionnaire, an observation of the participants, a documental analysis, and a field journal were used as instruments to collect data. In the third part, the analysis and the interpretation of the results are described in two chapters: “The Teaching Culture and the Pedagogical Practice” and “The Pedagogical Practice and the Neo-Liberalism.” It was possible to understand from this study that the pedagogical practice is designed from the dialog with diverse scholar cultures, and neo-liberalism tries to deconstruct these relations, making it more challenging to work collectively.
Scholar Physical Education;Neo-liberalism;Pedagogical Practices;Municipal Schools of Porto Alegre;Ethnography
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

MOVIMENTO HUMANO, CULTURA E EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA
A CULTURA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL: perspectiva teórico-metodológica da etnografia e da autoetnografia

Banca Examinadora

FABIANO BOSSLE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JANICE ZARPELLON MAZO Docente - PERMANENTE
RICARDO REUTER PEREIRA Participante Externo
ELISANDRO SCHULTZ WITTIZORECKI Docente - PERMANENTE
DANIEL TEIXEIRA MALDONADO Participante Externo
FABIANO BOSSLE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim