A promulgação da Lei Federal nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola
instigue medidas de conscientização e prevenção contra o bullying, a fim de
promover a cultura de paz para a formação de pessoas competentes e, assim,
desenvolver a competência socioemocional, de acordo com o diálogo e círculos de
paz e amizade. Outro ponto é que a escola precisa criar e ampliar oportunidades de
discussão e reflexão do tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e
aprender a respeitar, tolerar e reconhecer o pluralismo étnico, cultural, social,
ideológico e religioso da sociedade. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo
elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática, com a produção do texto
multimodal videoclipe, a fim de promover o letramento digital do aluno e medidas de
prevenção e conscientização sobre a prática do bullying no âmbito escolar. Para a
realização da pesquisa, adotou-se abordagem qualitativa, com metodologia
descritivo-analítica, sendo levada a campo via pesquisa-ação, por meio de uma
sequência didática, alicerçada no Plano de Trabalho Docente. Os participantes
foram os alunos do 8º ano da Educação Fundamental. Os aportes teóricos foram
oriundos dos conceitos presentes na BNCC (BRASIL, 2017); Diretrizes Curriculares
da Educação Básica (PARANÁ, 2008); Gasparin (2007); Kenski (2015); Lévy (1999);
Marcuschi (2008); Moran (1995, 2013); Rojo (2012), e Silva (2015), dentre outros
que abordam ensino, multimodalidade, tecnologia e bullying. Os dados foram
tratados por meio das categorias de análise de Gasparin (2007) em seus estudos.
Os resultados produzidos, a partir desta pesquisa, apontaram que houve um
trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como,
contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying,
mostrados nas produções dos videoclipes. Ademais, um fazer pedagógico dinâmico
e criativo.