Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de ensino que buscam atender a todas as áreas do conhecimento, oferecendo uma enorme variedade de cursos. São cursos que integram desde as ciências agrárias, engenharias, ciências físicas, químicas e biológicas, passando por todas as áreas da educação, sobretudo áreas da educação profissional e tecnológica. Nos Institutos Federais, como é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), estão presentes diversos setores de trabalho, onde são desenvolvidas atividades que expõem indivíduos a algum tipo de risco, o que pode acarretar acidentes ou casos de doenças ocupacionais. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar esses setores e propor a implementação de um plano de gerenciamento de riscos ambientais nos campi, por meio do levantamento e da análise dos riscos físicos, químicos e biológicos a que estão expostos os indivíduos que atuam nos diversos setores. O estudo baseou-se nas etapas que compreendem a higiene ocupacional, a saber: a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos ambientais. Para tanto, foram feitas incursões in loco a todos os setores dos campi, enfocando, neste trabalho, aqueles setores onde foram identificados algum tipo de agente dos riscos ambientais citados. Para os setores alvos do estudo, foram descritas todas as atividades desenvolvidas, identificados e tipificados os riscos ambientais encontrados e mensurados os agentes de riscos passíveis de avaliação quantitativa. De posse dos dados levantados e de sua análise e interpretação, foi elencada uma série de medidas de controle e proposto um plano de gerenciamento de riscos ambientais que visa à eliminação, redução ou minimização dos agentes de riscos existentes. Ademais, sugerese uma estimativa de custos para a implementação do referido plano