Brasi
O prazo para envio e homologação pela Pró-Reitoria do Coleta 2016 é 10 de março de 2017.

Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
EDUCAÇÃO FÍSICA (53001010066P4)

A RELAÇÃO ENTRE ESPORTE ESCOLAR E ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO: recreação, reprodução e distinção.
RAFAEL CORREIA HERDEIRO
DISSERTAÇÃO
16/10/2013

RESUMO Este estudo tevecomo objetivo investigar se e comoo esporte praticado nas aulas de Educação Física reproduz os padrões e exigências do esporte de alto rendimento,e quais implicações dessa possível reprodução. De modo específico, o eixo do estudo aponta para uma possível utilizaçãode características básicas do esporte de alto rendimento na escola e suas consequências para a formação de gostos e habitus, nos termos de Bourdieu. A partir de uma revisão de literatura dos conceitos de esporte e de três interpretações acerca do fenômeno, conforme os modelos de Brohm, Guttmann e do campo esportivo de Bourdieu, construíram-se as bases para a pesquisa. Sobre este último modelo, àmedida em que as características desse campo e o habitus apareceram, percebeu-se um grande potencial para a confirmaçãoda distinçãono contexto da práticada Educação Física na escola, na perspectiva de uma reprodução. As informações obtidas por intermédio de entrevistas com professores da rede pública de ensino e observações de aulas práticas de Educação Física em turmas do ensino fundamental, apontaram que o discurso dos professores diverge da sua prática pedagógica, vez que além da habilidade motorae da aptidão física, fatores econômicos e sociais distinguem os estudantes entresi no ambiente escolar, além de permitir identificar uma perspectiva de reprodução de características do esporte de alto rendimento na Educação Física escolar, a qual nas interpretações de Brohm, Guttmann e de Bourdieu já estavam presentes. ABSTRACT This study aimedto investigate whether and howthe sports practice in classes of Physical Education plays the standards and requirements of high performance sport and the implications of this process. Specifically, the axis of the study points to a possible reproduction of the basic characteristics ofhigh performance sports at school and its consequences for the formation of tastes and habitus, according to Bourdieu. The basis for this research was built from a literature review of the concepts of sport and three interpretations of the phenomenon, as Brohmand Guttmann's models and the sporting field of Bourdieu. With regard to this last study, as the characteristics of this field and habitusappeared, it was perceived a great potential for the production of the distinctionin the context of Physical Education practiced at schools, in the perspective of a reproduction. The information obtained from interviews with teachers of public schools and observations of Physical Education practices in Elementary School, pointed out that the teachers' discourse differs from their pedagogical practice, as motor skills and physical aptitude, economic and social factors also distinguish the students themselves in the school environment,in addition to enableus to identify a reproductionperspectiveof characteristicsof high performance sport in Physical Education at schools, which in Brohm, Guttmann and Bourdieu’s interpretations were already present.

Esporte, Reprodução, campo esportivo, habitus, Distinção
RESUMO Este estudo tevecomo objetivo investigar se e comoo esporte praticado nas aulas de Educação Física reproduz os padrões e exigências do esporte de alto rendimento,e quais implicações dessa possível reprodução. De modo específico, o eixo do estudo aponta para uma possível utilizaçãode características básicas do esporte de alto rendimento na escola e suas consequências para a formação de gostos e habitus, nos termos de Bourdieu. A partir de uma revisão de literatura dos conceitos de esporte e de três interpretações acerca do fenômeno, conforme os modelos de Brohm, Guttmann e do campo esportivo de Bourdieu, construíram-se as bases para a pesquisa. Sobre este último modelo, àmedida em que as características desse campo e o habitus apareceram, percebeu-se um grande potencial para a confirmaçãoda distinçãono contexto da práticada Educação Física na escola, na perspectiva de uma reprodução. As informações obtidas por intermédio de entrevistas com professores da rede pública de ensino e observações de aulas práticas de Educação Física em turmas do ensino fundamental, apontaram que o discurso dos professores diverge da sua prática pedagógica, vez que além da habilidade motorae da aptidão física, fatores econômicos e sociais distinguem os estudantes entresi no ambiente escolar, além de permitir identificar uma perspectiva de reprodução de características do esporte de alto rendimento na Educação Física escolar, a qual nas interpretações de Brohm, Guttmann e de Bourdieu já estavam presentes. ABSTRACT This study aimedto investigate whether and howthe sports practice in classes of Physical Education plays the standards and requirements of high performance sport and the implications of this process. Specifically, the axis of the study points to a possible reproduction of the basic characteristics ofhigh performance sports at school and its consequences for the formation of tastes and habitus, according to Bourdieu. The basis for this research was built from a literature review of the concepts of sport and three interpretations of the phenomenon, as Brohmand Guttmann's models and the sporting field of Bourdieu. With regard to this last study, as the characteristics of this field and habitusappeared, it was perceived a great potential for the production of the distinctionin the context of Physical Education practiced at schools, in the perspective of a reproduction. The information obtained from interviews with teachers of public schools and observations of Physical Education practices in Elementary School, pointed out that the teachers' discourse differs from their pedagogical practice, as motor skills and physical aptitude, economic and social factors also distinguish the students themselves in the school environment,in addition to enableus to identify a reproductionperspectiveof characteristicsof high performance sport in Physical Education at schools, which in Brohm, Guttmann and Bourdieu’s interpretations were already present.
Esporte, Reprodução, campo esportivo, habitus, Distinção
1
152
PORTUGUES
BIBLIOTECA CENTAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Contexto
ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE
ESTUDOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER
-

Banca Examinadora
Orientador:
ALDO ANTONIO DE AZEVEDO
O orientador principal compôs a banca do discente?
Sim
Nome Categoria
PAULO HENRIQUE AZEVEDO Docente
ALEXANDRE JACKSON CHAN VIANNA Participante Externo
LUIS OTAVIO TELES ASSUMPCAO Participante Externo


Vínculo
Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06,
CEP 70040-020 - Brasília, DF CNPJ 00889834/0001-08 -
Copyright 2010 Capes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Cooperação CAPES e SINFO