No ensino médio, as aulas de Educação Física Escolar costumam repetir os conteúdos do ensino fundamental, resumindo-se às práticas esportivas, por isso, escolhemos os jogos tradicionais como objeto de estudo nesta pesquisa, primeiramente, a fim de abordá-los como conteúdo e não como metodologia, segundo, visando romper com o paradigma da sua relevância somente na educação infantil por grande parte dos professores de Educação Física Escolar. Nesse sentindo, partimos da questão problema: como os Jogos Tradicionais podem contribuir com a formação humana dos discentes do Ensino Médio Integrado (EMI)? Apoiada em teóricos como Darido (2001), Neira e Nunes (2008), Sarmento e Gouveia (2008), Coletivo de Autores (2009), Neira (2010), que defendem uma Educação Física Escolar a partir da diversidade da Cultura Corporal de Movimento (jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas). O objetivo geral foi sistematizar o conteúdo de Jogos tradicionais no EMI onde os alunos participem ativamente dessa sistematização criativa e percebam a relevância do brincar no processo da sua formação humana, suplantados no aporte social e cultural que o conteúdo em questão carrega consigo discutimos à luz das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica com base em Ciavatta (2005), Saviani (2007), Frigotto (2009) e Moura (2010). A proposta de ensino foi aplicada com os discentes do 1º ano do EMI no curso de Administração do IFMA campus Buriticupu. Esta pesquisa é de caráter qualitativo utilizando a pesquisa do tipo interventiva como método conforme orienta Damiani et al (2013). A elaboração dos dados consistiu-se em rodas de conversa, análise de imagens, entrevista, apresentação de seminário, catalogação e experimentação dos Jogos tradicionais, questionário respondido pelos alunos no final da intervenção e no diário de campo da pesquisadora. Foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos, a capacidade de leitura e interpretação de imagens, capacidade crítica, reflexiva e argumentativa oral e escrita, habilidade em resolução de problemas e construção de estratégias, nível de interação coletiva e senso de trabalho em equipe como aspectos relevantes para a formação dos discentes. Concluímos que esta proposta de ensino constitui-se como objeto de ensino-aprendizagem construtivo para a formação humana dos discentes, oportunizando uma leitura de mundo crítica sobre as práticas corporais do seu entorno cultural a fim de produzi-las, reproduzi-las, transformá-las promovendo a formação de um cidadão político e emancipado a partir do seu arcabouço científico, tecnológico e cultural.