Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Gestão e Avaliação da Educação Pública (32005016031P9)
IMPACTO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS NA REDE ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO E A SUA RELAÇÃO COM O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB
WILLIANS KAIZER DOS SANTOS MACIEL
DISSERTAÇÃO
14/08/2013

O presente trabalho se propõe a identificar qual o impacto que a aplicação de recursos públicos educacionais produz na qualidade de aprendizagem no Ensino Médio utilizando como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no período de 2005 a 2011. Objetiva-se, neste estudo de caso, verificar se a eficiência dos investimentos financeiros públicos na área educacional é preponderante na variação do Ideb para essa etapa de ensino. Para esta pesquisa, consideram-se as informações do Investimento Público em Educação e do Ideb apenas da Rede Estadual de Ensino em todas as Unidades da Federação para a análise dos dados. Para a produção deste texto, são realizadas consultas a várias bases de dados, entre elas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Sistema de Informações sobre Orçamento da Educação Pública (Siope), além das literaturas referentes ao tema. Os dados e informações coletados e produzidos são tratados por meio de análise quantitativa utilizando ferramentas estatísticas e matemáticas. Esta pesquisa contribui como um instrumento para auxiliar na elaboração, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas educacionais no que se refere à qualidade de ensino e aos investimentos em educação.

Ensino Médio - Ideb – Investimentos Públicos.
This dissertation aims to identify what the impact on upper secondary quality learning is produced by the public resources application to education, using as a parameter the Basic Education Development Index (Ideb in Portuguese) in the period from 2005 to 2011. This case study aims to examine if the efficiency of public investments in education is predominant in the Ideb variation for this education level. This research considers for the data analysis the Public Investment in Education data and the Ideb for the State Schools in all Federation Units in Brazil. In this study the databases analysed are from the National Institute of Educational Studies and Researches (Inep) and the Education Public Budget Information System (Siope in Portuguese). Also the literature review about the topic is presented in this research. Using statistical and mathematical tools the data and the information collected and produced in this study are examined on quantitative analysis. This research contributes as a tool for educational public policies formulation, implementation, monitoring and evaluation as regarding to quality learning and education investments.
Upper Secondary, Ideb, Public Investments
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
MODELOS, INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS
DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES E METAS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARCUS VINICIUS DAVID
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIANGELA TOSTES INNOCENCIO Participante Externo
MARCEL DE TOLEDO VIEIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA - Programa de Gestão e Manutenção do Ministério da Educação 24

Vínculo

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Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.