A disciplina de Física no ensino médio ainda é visto, por muitos alunos, como algo
desvinculado com o cotidiano, que relaciona, de certa forma, mais procedimentos
matemáticos que os fenômenos. Com isso, essa pesquisa propôs analisar a concepção dos
alunos sobre a Física do ensino médio em uma escola da rede pública de Manaus,
compreendendo as objeções e dificuldades a cerca dessa disciplina, pois em pesquisas
realizadas no Brasil e em outros lugares do mundo identificaram aversão por essa disciplina,
mostrando elementos concomitantes em ambos: a matemática utilizada na formalização do
estudo e a contextualização. Também, nesse trabalho pretendeu-se fornecer dados da situação
encontrada na cidade de Manaus, visto que não há registros relacionados à temática
pesquisada, no que fortalece ainda mais a necessidade de se desenvolver mais trabalhos na
área, para assim construir alicerces sólidos para futuras discussões ao Ensino de Física na
cidade. Ciente disso, partiu-se do pressuposto das avaliações realizadas de caráter estadual,
nacional e internacional, afim de visualizar, de forma inicial, o panorama das escolas na
cidade na disciplina e elucidar os elementos sinalizados por estes, e assim somar para
compreensão no estudo desenvolvido nesse trabalho. Além disso, foram utilizados para
sustentação da pesquisa: os Parâmetros Curriculares – PCN+, PCNEM e as Orientações
Curriculares da Secretária de Educação do Amazonas – conduzindo o olhar da pesquisa a um
contexto qualitativo e sistemático do conhecimento e autores que discutem sobre como os
alunos devem aprender Ciência, corroborando com suas pesquisas e experiências a esse
estudo. O trabalho partiu-se da amostra de uma escola localizada no centro da cidade, no
turno vespertino, realizado apenas com alunos do ensino médio, totalizando 560 alunos. Foi
desenvolvido para esses alunos um questionário semiestrutura com a finalidade de conhecer
sua concepção sobre a disciplina de Física. E, a partir disso, os resultados obtidos foram
sistematizados e comparadas com pesquisas relacionadas com a mesma temática, que fizeram
parte de outras realidades encontradas no país e fora dele.