O presente estudo aborda o ensino de Física a partir de duas vertentes: Tradição e Modernização. Para tal, tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos discentes na compreensão de uma ciência abstrata, diante de práticas descontextualizadas, baseadas em tendências pedagógicas tradicionalistas, utilizou-se, como suporte metodológico a composição de um FASCÍCULO VIRTUAL DE FÍSICA, o qual fora criado em ambiente virtual, a fim de possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa, que permitisse, ao educando, interagir com o meio, com o espaço, com os recursos, com os agentes, com a ciência Física em si, de forma materializada e dinâmica, ao longo da pesquisa-ação desenvolvida, para que possível fosse não apenas facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também contribuir com o pleno desenvolvimento humano, como aduzem os dispositivos que asseguram a matéria educacional na organização do estado brasileiro. Desta forma, sendo nosso objetivo demonstrar de que forma tradição e a modernidade podem estimular a vivência do processo de ensino-aprendizagem de Física através do produto Fascículo desenvolvido em ambiente virtual, valemo-nos das contribuições teóricas de David Ausubel, quanto à aprendizagem significativa, para introduzir o dado novo ao conhecimento prévio do educando. Para tal, desenvolveu-se o produto, utilizando o programa computacional Adober Flash CS3, tendo o fascículo virtual sido criado com quatro segmentos: conteúdo, interação, resumo e simulado. Nesta perspectiva, para efeito de investigação, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como ainda de uma pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se referenciais teóricos-metodológicos relativos à política educacional brasileira, às teorias de aprendizagens e tendências pedagógicas. Na pesquisa de campo, utilizou-se um questionário avaliativo de conhecimentos prévios para posteriormente aplicar-se questionário metodológico e avaliativo após a aula expositiva-dialogada e aplicação do produto. Assim, embora tradição e modernidade oponham-se entre si, certo é que, da teoria à prática, a aula expositiva-dialogada aliada a tecnologias de informação e comunicação muito tem a contribuir com um ensino de física dinâmico, sensorial, palpável, que interaja, cognitivamente, com o mundo do trabalho, das ciências e das tecnologias, com a promoção da cidadania.