Atualmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, a obesidade tem sido considerada um dos grandes problemas nutricionais devido ao seu crescimento acelerado. As mudanças no estilo de vida como maior tempo em frente à televisão, podem estar associadas a comportamentos alimentares inadequados, com o consumo frequente de alimentos densamente calóricos. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi investigar a influência de propagandas de alimentos veiculadas pela televisão nas escolhas alimentares de crianças de uma escola pública e de uma escola particular no munícipio de Jaboticabal-SP. Além disso, foram comparadas as escolhas alimentares dos participantes, divididos em grupos segundo seu estado nutricional, em ambas as escolas. Participaram 88 crianças de oito a dez anos, matriculadas em uma escola particular e uma escola pública de Jaboticabal SP. Foram realizadas avaliação socioeconômica, análise do consumo alimentar e avaliação antropométrica dos participantes. Os alunos assistiram um desenho animado interrompido por dois intervalos comerciais que veicularam quatro propagandas de 30 segundos cada, sendo oito propagandas de brinquedos para o grupo controle e oito propagandas de alimentos para o grupo experimental. Imediatamente após assistirem o vídeo, cada participante indicou suas escolhas alimentares, através da visualização de 24 pares de fotos de alimentos. Cada alimento anunciado foi fotografado e apresentado conjuntamente com a foto de: 1) um alimento similar; 2) uma opção mais saudável e 3) uma fruta. Como resultado, 54,5% dos participantes é do sexo masculino enquanto 45,5%, do sexo feminino, sendo que 49% da amostra apresentou-se eutrófico, 24% com sobrepeso e 27% obesidade. O consumo alimentar em ambas as escolas apresentou-se inadequado, uma vez que os alimentos consumidos, relatados no questionário de frequência alimentar pela maioria da presente amostra, constituem-se de pouca fibra e de valor nutricional reduzido. Quanto às escolhas alimentares, produtos anunciados foram à categoria mais escolhida entre as demais por ambas as escolas estudadas. Contudo, a categoria frutas foi a mais escolhida entre os alunos, em ambas as escola, em relação às categorias similar e saudável. Houve interação significativa em função da escola assim como, do estado nutricional. Diante dos dados, é possível concluir a expressiva escolha dos alunos, de ambas as escolas, pelos produtos promovidos por propagandas de alimentos veiculadas na televisão, devendo ser pensadas medidas educacionais que possam reduzir a permanência das crianças em frente à TV, incentivando a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.