Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
O tratamento das atividades de gramática no livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma análise funcionalista
MIZILENE KELLY DE SOUZA BEZERRA
DISSERTAÇÃO
04/04/2014

Sabemos que inúmeros trabalhos na área da linguística, objetivam analisar o ensino de gramática, baseando-se nos exercícios do livro didático (LD). No intuito de acrescentar à reflexão teórica que se faz em torno dessa questão, a presente pesquisa busca através da observação das atividades de gramática encontradas na seção Língua - análise e reflexão, do livro didático Língua Portuguesa: linguagem e interação, dos autores Faraco, Moura e Maruxo Jr, compreender como se organizam as atividades de gramática na terceira série do ensino médio, tendo em vista a análise do livro. Essa trajetória de pesquisa permite refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem diante dessas atividades e, ainda, analisar a eficácia do ensino de gramática no LD. Além disso, a proposta de trabalho, também, possibilita ao pesquisador perceber nas atividades indícios de orientação da linguística centrada no uso, concepção de língua construída no discurso, ou seja, no uso real. Para tanto, fundamentamonos com base em estudos realizados por Givón (1979; 1995), Du Bois (1985; 1993), Furtado da Cunha (2003; 2007; 2008), Neves (1997; 1999; 2002; 2004; 2006; 2012), Rios de Oliveira e Coelho (2003), entre outros pesquisadores. É uma pesquisa qualitativa, pois descrevemos e interpretamos os dados, além de se caracterizar como uma pesquisa bibliográfica. Quanto ao método, adotamos o indutivo por possibilitar as conclusões baseadas na realidade concreta do objeto em estudo. Os resultados apontam que não ocorre com frequência um estudo que integre texto e gramática durante as atividades. Os exercícios comprovam que ainda se propõe o ensino da gramática normativa em detrimento dos estudos que contemplam a língua em uso, embora ressaltemos a existência de avanços modestos, no que diz respeito ao posicionamento dos autores, pois reconhecem que a língua é suscetível a variações e mudanças advindas do uso. A análise permitiu-nos constatar ainda que o LD continua desempenhando um papel primordial na sala de aula. Com isso, acreditamos que este trabalho pode contribuir com pesquisas futuras, que visem estudar as atividades de gramática a partir do LD, bem como subsidiar alunos, professores e pesquisadores, que demonstrem interesse em compreender o material utilizado para esse estudo.

Ensino de Língua Portuguesa. Livro didático. Atividades de gramática. Linguística centrada no uso.
A great number of works about Linguistics aims at analyzing how grammar is taught at textbook. So, aiming at add some theoretical reflection in this field this research to comprehend how grammar activities are organized at Portuguese Language Textbook directed to the third year of high school in Brazil, specifically on a textbook collection named Língua Portuguesa: linguagem e interação, by the scholars Faraco, Moura and Maruxo Jr. We develop the research taking into account the observation on how teaching learning grammar activities occur according those activities, and it also aims how good is grammar teaching at the textbook. The work also gave us the opportunity to see how grammar proposition activities are guided by linguistics conceptualization, how the consider grammar to language use, language at discourse, in real use. We consider theoretical background proposed by Scholars, such as Givón (1979; 1995), Du Bois (1985; 1993), Furtado da Cunha (2003; 2007; 2008), Neves (1997; 1999; 2002; 2004; 2006; 2012), Rios de Oliveira e Coelho (2003), and some other scholars. This is a kind of qualitative research because the methodology describes data; but it is also a bibliography work, with an inductive method, because it allows us a kind of conclusion based on real use of the object research analyzed. The results point out that it is not common Portuguese teaching work in which text exploration and grammar activities are balanced, and in which the look at language use. On the contrary, they do consider grammar as rule instead of language use. Even though we can say that it is possible to show progress in the direction of grammar teaching to use, according to scholars, just because language is susceptible to variation and changing that comes from the use itself. The analyzes also show us that Portuguese textbook still has a central role in classroom, due this we believe that our work can help future works in what is concerned to this theme: grammar approached at Portuguese Textbook (PT), as well as it can help to guide students, teachers and researchers in showing how to understand the didactical material used or available to classroom, specially the textbook analyzed here.
Portuguese language teaching. Textbook. Grammar activities. Linguistics and language use.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
A produção e o ensino de texto em perspectiva interacionalista: questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem

Banca Examinadora

ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
EDVALDO BALDUINO BISPO Participante Externo
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim