Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Diário virtual de leitura: análise dos indícios de autoria
MARILIA COSTA DE SOUZA GUIMARAES
DISSERTAÇÃO
05/05/2014

Significantes mudanças ocorreram na civilização no limiar do processo de expansão da comunicação pela humanidade diante desse contexto de transformações tecnológicas, os gêneros textuais chamados de emergentes, entre eles o blog, se revelam determinantes na mudança das práticas de leitura dos usuários da web. A presente pesquisa tem como corpus os comentários do blog Diário Virtual de Leitura, produzidos no processo de interação e coletados para esta pesquisa entre os anos de 2011 e 2012 no endereço eletrônico www.diariovirtualdeleitura.blogspot.br, o qual foi acessado por membros da comunidade educativa da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Elsa Maria Porto Costa Lima, Aracati – Ce, bem como usuários da web. O objetivo da pesquisa é analisar as marcas autorais dos sujeitos comentaristas em um processo que envolve a inserção da voz do autor e dos dizeres alheios, por meio do agenciamento dos recursos linguísticos utilizados na construção da autoria. O suporte teórico da pesquisa é fundamentado na concepção dialógica de autoria de Bakhtin (1997; 2010), considerando que todo enunciado tem relação com o falante e já foi dito por outrem. O trabalho também se ancora nos estudos de Possenti (2002), que analisa a autoria como uma categoria discursiva em que o autor do enunciado dá voz a outros locutores. Além das contribuições de Marcuschi e Xavier (2010; 2005; 2003; 1999), que consideram o blog como gênero emergente, de Pimentel (2012) e de Komesu (2001; 2004) que abordam suas experiências quanto ao uso do blog em sala de aula, mediando o uso da internet para o universo escolar. Em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, convém enquadrá-la como pesquisa participativa com abordagem quanto qualitativa. Como procedimento de análise, selecionamos dez postagens, cinco referentes ao ano de 2011 e cinco referentes ao ano de 2012, e analisamos os comentários associados a cada texto-base. Identificamos comentários sem e com autoria, agenciados através da apropriação das vozes de outrem, das marcas de subjetividade, e dos recursos linguísticos. Dessa forma, concluímos que a análise dos indícios de autoria nos comentários do blog Diário Virtual de Leitura estabelece um paralelo com a produção textual discente, vista muitas vezes como mera cópia e descartada pela presença de falhas ortográficas e gramaticais, além de escrita da internet, o conhecido internetês. Através da pesquisa, também verificamos que na maioria das vezes, estes textos/comentários apresentam autoria, autenticidade de posicionamento e recursos linguístico-discursivos agenciados mediante a voz de outrem, o que delineia um processo linguístico no qual o sujeito comentarista mostrou-se competente quanto à utilização da língua materna em situação real de comunicação.

Comentários. Autoria. Blog. Internet. Sujeito
Significant changes occurred in civilization on the threshold of the expansion process of communication for mankind. Given this context of technological transformations, textual genres called emerging, including the blog, reveal themselves decisive in changing the reading habits of web users. This research has as corpus blog comments from Virtual Diary of Reading, produced in interactions and collected for this study during 2011 and 2012, at the website www.diariovirtualdeleitura.blogspot.br , which was accessed by members of the educational community of the State School of Vocational Education Teacher Elsa Maria Porto Costa Lima , Aracati – Ce, as well as web users. The objective of the research is to analyze authored marks of commentator subjects in a process that involves the insertion of the author's voice and the sayings of others, through the agency of language resources used in the construction of authorship. The theoretical basis of the research is grounded in dialogical conception of the authorship of Bakhtin (1997, 2010), considering that every statement has to do with the speaker and has been said by others. The work also addresses Possenti (2002), who analyzes the authorship as a discursive category in which the author of the statement gives voice to others speakers. In addition the contributions of Marcuschi and Xavier (2010, 2005; 2003; 1999), who consider the blog as an emerging genre, Pimentel (2012 ) and Komesu (2001, 2004) that address their experiences on the use of the blog in the classroom, mediating the use of the internet for school universe. Regarding methodological aspects of research it´s classified as participatory research with quantitative and qualitative approach. As analysis procedure, we selected ten postings, five referring to 2011 and five to 2012, and analyzed the comments associated with each text-based. We identified comments without and with authorship, agencied through the appropriation of the voices of others, the marks of subjectivity, and language resources. Thus, we conclude that the analysis of the evidence of authorship in the blog comments Virtual Diary of Reading draws a parallel with the student text production, seen, often, as mere copying and discarded the presence of spelling and grammatical flaws, and internet writing, internetes known. Through this research, we also noticed that most of the time, these t exts / comments feature the authorship, authentic positioning and linguistic-discursive resources agencied, by means of the voice of others, what outlines a linguistic process in which the commentator subject himself able in the usage of native language in real communication situation.
Comments. Authorship. Blog. Internet. Subject.
1
159
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
A produção e o ensino de texto em perspectivas interacionistas: questões de dialogismo e construção de sentidos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
MARIA DA PENHA CASADO ALVES Participante Externo
MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA Participante Externo
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim