A Estatística e a Probabilidade fazem parte do dia a dia das pessoas. A escolha de um investimento financeiro ou a possibilidade de se prever um fenômeno com alguma segurança estão associadas à uma efetiva formação estatística. Esta formação é imprescindível para que as informações coletadas pelos indivíduos sejam manipuladas e interpretadas corretamente, auxiliando-os na tomada de decisão. Neste sentido, a pesquisa surgiu da motivação em abordar a passagem do conceito de probabilidade em espaços amostrais discretos para os espaços amostrais contínuos, ao analisar que a mesma não é feita nos livros-textos de Probabilidade e Estatística, destinados ao Ensino Superior. Ou, quando feito, é abordado de maneira tímida. O trabalho fundamenta-se nos estudos de Carmen Batanero, quem faz um panorama acerca do conteúdo de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior, identificando os principais problemas e desafios enfrentados no ensino e na aprendizagem destes conteúdos. Em seus estudos, a má formação de conceitos probabilísticos e a abordagem feita de forma equivocada em livros-textos são apontados como grandes desafios a serem enfrentados. O trabalho possui como questão norteadora: como a transição do conceito de probabilidade em espaços amostrais discretos para os contínuos pode ser abordada tendo como proposta pedagógica uma situação didática? E, como objetivo geral, pretende analisar a aprendizagem do conceito de probabilidade em espaços amostrais contínuos, a partir de uma situação didática. Para isso, foi planejado uma situação didática, fomentada pela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau, que busca criar um modelo de interação entre o aluno, o saber e o milieu. A sequência de atividades, a ser aplicada na fase da experimentação, assume a função de milieu, sistema autônomo e antagônico ao sujeito, que com ele troca informações, possibilitando a aprendizagem. Neste sentido, a TSD, numa proposta de pesquisa qualitativa, foi utilizada para abordar a passagem do conceito de probabilidade em espaços discretos para os espaços contínuos. E, a partir da situação didática desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na fase da experimentação, criar um guia didático destinado a professores, visando preencher esta lacuna deixada nos livros-textos, sobre o conteúdo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática (ED), e possui 4 fases: análise prévia; construção das situações e análise a priori; experimentação e análise a posteriori; e validação. A análise dos dados foi feita com base na ED, na fase da análise a posteriori e validação. Nas análises dos dados produzidos na fase de experimentação foi possível identificar a ocorrência das fases da situação didática: ação, formulação, validação e institucionalização, que caracterizam uma possível aprendizagem. A produção de dados foi realizada por meio da aplicação da sequência de atividades. Os registros se deram por meio de gravações de imagem, áudio e utilização de diário de bordo. As análises revelam que a sequência de atividades produzida contribuiu com que os licenciandos em matemática compreendessem o conceito de probabilidade em espaços contínuos. Além disso, possibilitou com que os alunos perpassassem por todas as fases da TSD, construindo o conhecimento de forma autônoma. Assim, o guia, que possui como aporte a sequência de atividades, pôde ser validado por essa pesquisa, e destina-se a professores que desejam lecionar o conteúdo de Probabilidade e Estatística.