Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INFORMÁTICA (31021018009P9)
Caracterização da participação de usuários em sessões educacionais de bate-papo
EDMILSON BARCELOS ROCHA
TESE
28/03/2019

Nos últimos anos, tem-se observado o crescimento na oferta de cursos, entre eles cursos superiores, na modalidade a distância. A tecnologia proporcionou a criação de ambiente de educação on-line composto de uma gama de recursos cada vez mais sofisticados e atraentes para o usuário, como as redes sociais e uso de técnicas de jogos (gamificação). Embora o número de matrículas nessa modalidade seja crescente, a evasão desses cursos continua muito alta. Na literatura, encontram-se orientações para educadores diminuírem a evasão em cursos on-line como o uso de meios síncronos em conjunto com meios assíncronos de comunicação para aumentar o engajamento e possibilitar um novo modelo pedagógico, focado na interatividade. O uso desses meios de comunicação para educação estão suscetíveis a problemas como a dificuldade de acompanhamento de uma discussão on-line síncrona. Um dos fatores que ocasionam esse problema é o tamanho do grupo. Ao se consultar a literatura, são encontrados dados divergentes sobre a quantidade de participantes em bate-papo no contexto educacional. Garantir uma participação de qualidade é fundamental para o avanço da educação on-line e, por isso, a presente pesquisa tem por objetivo caracterizar matematicamente a participação dos usuários em sessões educacionais de bate-papo, para que seja possível melhor dimensionar os grupos de educação on-line. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa com o uso do método modelagem matemática. Foram realizados estudos com turmas de educação on-line, o que permitiu tanto realizar a modelagem, quanto avaliar a adequação dos modelos desenvolvidos.

Bate-papo;Tamanho do grupo;Participação on-line;Modelagem matemática;Teoria de Filas
In recent years, there has been an increase in the number of courses offered in distance learning, including those in higher education. Technology has provided the creation of an online education environment comprised of a range of resources increasingly sophisticated and attractive to the user, such as social networks and the use of gaming techniques (gamification). Although the number of enrollments in this modality is increasing, the evasion rates of these courses continue very high. In the literature, there are guidelines for educators to reduce evasion in online courses such as the use of combined synchronous and asynchronous means of communication to increase engagement and enable a new pedagogical model focused on interactivity. The use of these media for education are susceptible to problems such as difficulty in following a synchronous online discussion. One of the factors that causes this problem is the size of the group. When consulting the literature, we find divergent data on the amount of participants in chats in the educational context. Ensuring a quality participation is fundamental for the advancement of online education and, therefore, the present research aims to mathematically characterize the participation of users in educational chat sessions, so that it is possible to better dimension the groups of online education. To achieve this goal, a quantitative research was carried out using the mathematical modeling method. Studies were carried out with online education classes, which allowed both to perform the modeling, and to evaluate the adequacy of the developed models.
Chat;Group size;Online participation;Mathematical modeling;Queuing Theory
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE APOIO A NEGÓCIOS
COMUNICATEC: TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO E COLABORAÇÃO

Banca Examinadora

MARIANO GOMES PIMENTEL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIANO GOMES PIMENTEL Docente - PERMANENTE
SIDNEY CUNHA DE LUCENA Docente - PERMANENTE
MARCO AURELIO GEROSA Participante Externo
MORGANNA CARMEM DINIZ Participante Externo
HUGO FUKS Participante Externo
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Não