O objeto dessa pesquisa é a Licenciatura em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras) na modalidade Educação a Distância, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2013-2017). Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Política, Gestão e História da Educação e ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo geral é analisar a organização do curso de formação de professores em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Letras Libras), ofertado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na modalidade Educação a Distância, no período de 2013 a 2017. Os objetivos específicos são: contextualizar as políticas de formação de professores de Libras em âmbito Nacional; identificar as políticas de formação inicial e continuada dos professores de surdos em Mato Grosso do Sul, e, apresentar o curso de formação
de professores em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Letras Libras)
ofertado pela Universidade Federal da Grande Dourados, na modalidade de Educação a Distância. A UFGD aderiu à proposta do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite – decorrente do Decreto Federal n. 7.612/2011, passando a ofertar o curso de Licenciatura Letras – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na modalidade Educação a Distância, no governo Dilma Rousseff (2011-2014), do Partido dos Trabalhadores (PT). Uma das principais ações do Curso Letras Libras é formar professores para atuar no ensino da língua de sinais (LS) como primeira língua e a língua portuguesa como segunda língua, conforme disposto no Decreto Federal n. 5.626/2005. A relevância dessa pesquisa está em entender como ocorreu o processo de formação de professores da Licenciatura Letras Libras – modalidade Educação a Distância – da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no período de 2013 a 2017. O recorte se justifica pelo fato do ano de 2013 ser o início da primeira turma do Curso Letras Libras e 2017, o ano de conclusão dessa mesma turma. É uma pesquisa documental e bibliográfica; utilizou-se de documentos oficiais como as Leis que sancionaram os planos nacionais e estaduais de educação, a LDB 9394/1996, as Leis estadual n. 1.693/1996 e a Nacional n. 10.436/2002, conhecida como a Lei da Libras, a Constituição Federal de 1988, o Projeto Pedagógico do curso Letras Libras (PPC-Letras Libras), a Resolução CEPEC n. 227 de 12 de dezembro 2014, assim como, documentos emanados pela UNESCO, Declaração de Salamanca, Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, voltados para orientação da educação Especial no Brasil. Esses documentos serviram de subsídio para análise das políticas de educação especial no contexto da educação inclusiva. A pesquisa mostrou que mesmo com dificuldades em sua implantação, o curso Letras Libras da UFGD, conseguiu ser realizado no sul de Mato Grosso do Sul, e considerando o índice de 50% (cinquenta por cento) de reprovação e com pouca estrutura física, ainda assim conseguiu atender à política do plano ‘Viver sem Limites’.