NASCIMENTO, Jane Kelly de Souza. Da leitura à produção textual: as múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, 2019.
O presente estudo visou a identificar como o trabalho com as múltiplas linguagens, numa perspectiva do multiletramento, pode beneficiar a compreensão leitora dos alunos e favorecer a sua escrita autoral. Além da pesquisa teórica, pretende-se desenvolver um caderno pedagógico com atividades, envolvendo o trabalho com a leitura de textos multimodais e a escrita de textos autorais pelos alunos do Ensino Fundamental. Verificou-se a existência de poucos estudos relacionados ao entrelaçamento dessas habilidades envolvendo as múltiplas linguagens. Desse modo, existe a necessidade, na literatura acadêmica, de um número maior de pesquisas que reúnam todos esses temas. Este estudo se justifica, em virtude da aplicação direta por docentes de Língua Portuguesa, dos resultados da pesquisa teórico-prática e do material didático a ser produzido, a fim de beneficiar o ensino de leitura e escrita dos seus alunos. Além de auxiliar os docentes em exercício, o estudo pode auxiliar, também, na formação de futuros professores de Português. Para levar a efeito o objetivo principal, foram delineados dois objetivos específicos: identificar quais seriam as contribuições do multiletramento para a compreensão dos alunos, em práticas de leitura de textos que envolvam as múltiplas linguagens e analisar como o trabalho com textos multimodais pode favorecer a produção de textos autorais que apresentem um avanço no processo de letramento dos alunos. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, que foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola situada na zona rural da cidade de Itaboraí, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Para o embasamento teórico do estudo, utilizaram-se, para abordar a questão de leitura, os estudos de Kleiman (2012), Rojo (2012) e Koch (2006). Para a abordagem da questão da escrita autoral dos alunos, foram selecionados os estudos de Geraldi (2001) e Koch (2004; 2006; 2015). Quanto ao uso das múltiplas linguagens, foram utilizados os estudos de Dionísio (2014) e Rojo (2015). Pretendeu-se, com esta pesquisa, desenvolver um trabalho que contribua para o ensino de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras e para as práticas de leitura e
escrita dos alunos.