Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
ENTRE FALOS E FALÁCIAS: PERTENCIMENTOS E DISCURSOS AFRO-BRASILEIROS NAS NARRATIVAS DE HOMENS EM TOCAIA GRANDE - A FACE OBSCURA, DE JORGE AMADO
DEJAIR DIONISIO
TESE
23/05/2014

O contexto de escrita amadiana tem como eixo central, o conflito de classses e a emancipação do sujeito periférico. Ao abordar questões de posse de terra, do surgimento de cidades, de um novo momento para a ascensão desses grupos, insere o discurso de um pseudo-pertencimento do homem negro a esse novo espaço – visando a busca da igualdade social. Entendendo que essa é outra discussão e que ela precisa ser deslocada para outros campos simbólicos e referencias argumentativas, buscaremos refletir nessa tese que, apesar de narrar e visibilizar a cultura negra iorubana, o personagem masculino negro na obra em tela - Tocaia Grande, a face obscura - mantém a lógica que permeia a literatura brasileira e dos seus narradores, criando o personagem através do mito sexual de virilidade sem fim e despojado de humanidade. A falácia desse equívoco, nas descrições dessa personagem masculina negra, será invocada e discutida, no percurso desse trabalho.

Candomblé. Falácia. Jorge Amado. Narrativas do homem negro. Tocaia Grande.
The context of Jorge Amado’s writting has as its core the class conflict and the emancipation of the peripheric individual. When addressing questions as land possession, the rise of cities, of a new moment of ascension to minor groups, the discourse of a pretended belonging of the black men to this new space is introducted – searching for a social equality. This being another discussion and needing to be relocated to other symbolic fields and have other referrals, we will explore in this thesis that, even narrating and emphasizing the Youruban black culture, the black male main character in view – Tocaia Grande, a face Obscura – maintains the logic that permeates the Brazilian literature and its narrators, giving live to a character through the myth of sexual virility with no end and no humanity. The fallacy of this misconception, in the descriptions of this male, black character, will be inviked and discussed throughout this thesis.
Candomblé. Fallacy. Jorge Amado. Narratives of the Black man, Tocaia Grande
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS LITERÁRIOS
DIÁLOGOS CULTURAIS
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Banca Examinadora

SERGIO PAULO ADOLFO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBA KRISHNA TOPAN FELDMAN Participante Externo
MARIA CAROLINA DE GODOY Docente - PERMANENTE
LUCIANA BRITO Docente - PERMANENTE
MARIA NILZA DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 8

Vínculo

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Não